Corinthians

04/03/2009: o dia em que Ronaldo Fenômeno estreava no Corinthians para fazer história

Ronaldo estreia com a camisa do Corinthians
Foto: Agência Corinthians

Nem os poetas mais versáteis do “mundo da bola” imaginavam tamanha profecia: Ronaldo Fenômeno como “camisa 9” do Timão. Pois bem, em um dia como este, há 12 anos atrás, o Brasil e o Mundo pararam para prestigiar o recomeço de um grande ídolo do futebol internacional.

                 

Aos 32 anos de idade, pesando exatos 100kg, Ronaldo chegava ao Corinthians após conturbado retorno do craque ao Brasil. Depois de passar por grandes clubes como Real Madrid, Internacional de Milão e Milan, era vez de Ronaldo fazer história em um time brasileiro.

A princípio, o atacante flertava com o Flamengo, time este que Ronaldo afirmava abertamente ser torcedor, no entanto, nenhum acordo havia sido firmado entre a instituição e o atleta que, após se envolver em polêmicas pessoais, não assinou nenhum contrato com o Rubro-Negro.

A diretoria do Corinthians passou a ver com bons olhos a contratação do centroavante, mas até dezembro de 2008, tudo não passava de especulações. O então presidente do Timão na época, Andrés Sanchez, foi figura decisiva para as mediações entre o clube e o jogador e assim, no dia 9 de dezembro de 2008 é anunciada a tão sonhada contratação.

‘Mais um Louco para o Bando’

Ronaldo assinou oficialmente o contrato somente no dia 17 de dezembro. O acordo do contrato garantia ao atacante o valor fixo de 400 mill reais mensais mais o valor do patrocínio na camisa do clube, onde 20% seriam do patrocinador principal e 80% da ‘manga e calção’.

Durante quase 3 meses, o camisa 9 ficou um tempo concentrado na recuperação física, apenas realizando treinamentos no Parque São Jorge. No dia 04 de março de 2009, Ronaldo foi escalado para partida contra o Itumbiara – GO em duelo válido pela Copa do Brasil. Naquela ocasião, o jogador teria entrado no segundo tempo, aos vinte e dois minutos, inaugurando assim a sua trajetória final de carreira com a camisa do Timão.

Apesar de ter estreado sem gols, Ronaldo mostrou à Fiel Torcida um pouco de seu espetáculo com a bola nos pés. Mas foi contra o Palmeiras quatro dias após sua estreia, em jogo válido pelo Campeonato Paulista, que Ronaldo provou o porquê de seu apelido.

Era um ‘Dérbi’ e como tal, a rivalidade acirrada entre Corinthians e Palmeiras exigia esforço máximo de seus jogadores. Os corintianos não marcavam gol contra o Palmeiras desde outubro de 2006 e desejam quebrar este tabu de invencibilidade sobre os rivais.

Os palmeirenses estavam vencendo o confronto por 1 x 0. Até que aos 47 minutos da etapa final, em um pulo fenomenal, Ronaldo provava que estava apto ao retorno profissional (afinal se recuperava de uma grave lesão no joelho) em grande estilo. A reação do ‘Bando de Loucos’ não poderia ser diferente: quebra do alambrado do “Prudentão” (estádio de Presidente Prudente).

Eterno agradecimento

Ao todo, o “Homem Gol” foi responsável pela marca de 35 gols em 69 partidas, mas sua jornada não se resume a números e sim a feitos inesquecíveis. Ronaldo foi uma voz ativa para a construção do CT Dr. Joaquim Grava, elevando a moral do torcedor sendo campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista (de maneira invicta).

Além disso, a passagem de Fenômeno revolucionou a “filosofia” do clube enquanto estrutura, dando visibilidade internacional ao mesmo, com recorde de vendas da camisa do Corinthians.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo