Geral

10 anos de Diego Simeone: uma rica história pelo Atlético de Madrid

Simeone

Na data de hoje, 23 de dezembro de 2021, fazem exatos 10 anos que o argentino é técnico do Atlético de Madrid. Simeone, que passou pelo clube também como jogador, construiu sua história pelo Atléti através de seu estilo de jogo e identidade aguerrida de seu time, além dos títulos conquistados durante sua trajetória.

                 

Simeone chegou ao Atlético de Madrid em 23 de dezembro de 2011, após sair do comando do Racing, da Argentina. Sua rica história pelos colchoneros começou e desde então foram 551 jogos no banco do time, com 326 vitórias. Diante de tantos jogos e histórias, o argentino é conhecido como ‘El Cocho’. O clube mudou de patamar depois de sua chegada, conquistando títulos importantes e competindo em torneios internacionais. Pela Champions League, o Atlético ficou a um passo do título, indo à final do torneio em duas ocasiões, ambas contra o Real Madrid, em 2013-14 e 2015-16, terminando como vice-campeões. Mesmo com o título não sendo alcançado, foi a primeira vez na história do clube que conseguiram chegar até a final da Champions.

+ Para saber tudo sobre Futebol Internacional, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

O ex-jogador e treinador de 51 anos possui o troféu de treinador do ano em 2015-16. Foi campeão da La Liga em duas ocasiões, na temporada 2013-14 e é o atual campeão do campeonato espanhol, vencendo na temporada 2020-21. Conquistou a Copa del Rey em 2012-13, a Supertaça da Espanha em 2014-15, além de ser campeão continental em 2011-12 e 2017-18, vencendo a UEFA Europa League. O argentino ainda levou a Supercopa da UEFA duas vezes, em 2012-13 e 2018-19.

Além dos títulos, o estilo de jogo dos times de Simeone é o grande destaque em sua passagem vitoriosa pelo Atlético. O time é caracterizado pelo padrão de jogo defensivo e muito bem postado, em que os adversários sempre tiveram dificuldades para infiltrar na defesa colchonera. Além do ‘espírito argentino’ implementado em todos os jogadores do time, que compram a ideia do treinador e proporcionam jogos com muita raça e determinação.

Apesar do Atlético de Madrid ser um importante clube da Europa, é ofuscado pelos gigantes rivais, Real Madrid e Barcelona, que constantemente conquistam os títulos disputados contra os colchoneros, com mais investimentos, dinheiro e visibilidade, principalmente na última década, período que Simeone esteve no comando do Atlético. Isso faz com que os títulos conquistados por Simeone se tornem cada vez mais expressivos no currículo do clube e do treinador.

Como jogador, Simeone atuou pelo Atlético em duas passagens. A primeira foi em 1994-95, ficando até 1996. A segunda foi na temporada 2003-04, já próximo de sua aposentadoria. Foi um título de La Liga e uma Copa del Rey em 1995-96. O argentino atuou em um total de 170 partidas pelo clube, como jogador.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo