Atlético-MG

100 anos de Clássico Mineiro: Atlético leva ampla vantagem sobre o Cruzeiro em mata-matas nacionais; veja números

100 anos de Clássico Mineiro: Atlético leva ampla vantagem sobre o Cruzeiro em mata-matas nacionais; veja números
Foto: PEDRO VILELA/GETTY IMAGES

Neste sábado (17), completam-se 100 anos do maior clássico de Minas Gerais. Atlético-MG e Cruzeiro construíram uma história centenária de muitos confrontos nos Campeonatos Mineiros, mas também já protagonizaram algumas decisões em competições nacionais.

Foram oito confrontos em mata-matas nacionais, sendo cinco vitórias do Atlético-MG, uma do Cruzeiro e dois empates. O primeiro embate entre os rivais mineiros em decisões fora de Minas Gerais aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1986 e o equilíbrio prevaleceu nos jogos de ida e volta, tendo um placar em 0 a 0 na ida e 1 a 1 na volta. Na oportunidade, o Galo desclassificou a Raposa pelo critério de ‘gol como visitante’.

O segundo confronto em mata-mata nacional aconteceu também no Campeonato Brasileiro, dessa vez em 1999. O Atlético-MG foi soberano nessa oportunidade, vencendo os dois jogos, o primeiro por 4 a 2 e o segundo por 3 a 2, tendo o atacante Guilherme Alves como destaque alvinegro. O Galo chegou até à final da competição nacional, mas acabou perdendo para o Corinthians e ficando com o vice-campeonato.

A decisão de mata-mata mais marcante de todas aconteceu em 2014, quando Atlético-MG e Cruzeiro protagonizaram a final da Copa do Brasil. Foi a primeira vez que uma competição nacional era decidida entre Galo e Raposa, que estavam em grande fase, um recém-campeão da Libertadores e o outro recém-campeão do Brasileirão. Os alvinegros venceram os dois jogos, o primeiro por 2 a 0 e o segundo pelo placar mínimo e se sagraram campeões do torneio pela primeira vez.

Por fim, o último encontro em mata-mata de competição nacional entre Atlético-MG e Cruzeiro foi em 2019, também pela Copa do Brasil, nas quartas de final. Dessa vez a Raposa venceu por 3 a 0 os atleticanos e, mesmo com a derrota no jogo de volta, por 2 a 0, acabaram se classificando para a próxima fase, quando acabou sendo eliminado pelo Internacional nas semifinais.

Equilíbrio nos confrontos internacionais

Quanto às competições internacionais, Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentaram três vezes, sendo um empate em 1993, pelas semifinais da Copa Ouro. O Galo acabou se classificando nos pênaltis, vencendo por 4 a 3, mas perdeu a final para o Boca Juniors.

Já em 2009, pelo Torneio de Verão, no Uruguai, o Cruzeiro venceu o Atlético-MG por 4 a 2 nas semifinais e goleou o Nacional-URU por 4 a 1 na final, se sagrando campeão da competição.

Para ficar informado sobre tudo que acontece com o Atlético-MG e Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo