Cruzeiro

Neste dia, em 1997, o Cruzeiro se sagrava bicampeão da Libertadores

Neste dia, em 1997, o Cruzeiro se sagrava bicampeão da Copa Libertadores
Foto: Reprodução/Internet

Há 24 anos, no dia 13 de agosto de 1997, o Cruzeiro se sagrava bicampeão da Copa Libertadores da América. Comandado por Paulo Autuori, o time celeste venceu o Sporting Cristal-PER por 1 a 0 no jogo decisivo do torneio, realizado no Mineirão, em Belo Horizonte-MG.

                 

Com uma trajetória cheia de altos e baixos no torneio, a Raposa chegou até o mata-mata da Libertadores após perder os três primeiros jogos da fase de grupos. Nos segundo turno, chave virada e uma mudança de realidade: três vitórias consecutivas. Com gás renovado, o time eliminou El Nacional-EQU, Grêmio e Colo-Colo-CHI na fase eliminatória, até reencontrar o Sporting Cristal, rival na primeira fase, nas finais.

Leia também: Cruzeiro tem maior torcida de Minas Gerais, indica pesquisa

No primeiro jogo, realizado em Lima, no estádio Nacional do Peru, empate por 0 a 0 e muita tensão para a Raposa, que perdeu Cleisson, expulso, para a volta. Com grande atuação de Dida, o time mineiro conseguiu sair do com a defesa invicta da partida. Na partida de volta, ele e Elivélton decidiram o título para o Cruzeiro. O meia, com o solitário gol que selou a conquista, e o goleiro, com a monumental sequência de defesas realizada após cobrança de falta do time peruano, no segundo tempo do jogo.

Com mais de 95 mil torcedores presentes no Gigante da Pampulha, a Raposa conquistou o seu segundo troféu da Libertadores, erguido pelo capitão Wilson Gottardo. O atacante Marcelo Ramos foi o artilheiro celeste no torneio, com quatro gols marcados.

Relembre as escalações daquela final de Copa Libertadores:
– Cruzeiro: Dida; Vitor, Gelson, Gottardo e Nonato; Fabinho, Ricardinho (Da Silva), Donizete Oliveira e Palhinha; Marcelo Ramos, Elivélton. Técnico: Paulo Autuori.
– Sporting Cristal: Balerio; Soto, Marengo, Asteggiano e Torres (Serrano); Garay, Solano, Rivera e Amoako (Carmona); Julinho e Bonnet (Alvarado). Técnico: Sérgio Markarian.

Leia também: Conselheiro do Cruzeiro rebate ataque de Perrella e critica Pedrinho: ‘Não precisamos de mecenas’

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo