São Paulo

30 anos da primeira Libertadores do São Paulo: o início da conquista da América

por Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube

17 de junho: 30 anos da primeira Copa Libertadores conquistada pelo São Paulo e a primeira vez nunca se esquece. O início da conquista da América para o torcedor são-paulino só foi o início de um ano que foi mágico: a era de Telê Santana em 1992.

Zetti, Cafu, Antônio Carlos, Ronaldão e Ivan; Adílson, Pintado e Raí (capitão); Muller (Macedo), Palhinha e Elivélton. Alguns dos envolvidos naquela conquista que começaria a trajetória de glórias pela América e que completa 30 anos neste ano.

Iniciando a temporada de uma forma um pouco complicada pelo Campeonato Brasileiro e a Libertadores – com duas vitórias, dois empates e cinco derrotas – a equipe de Telê demorou nove partidas para poder engrenar de vez.

O torcedor não imaginava que a campanha na competição continental seria boa e tão emocionante da forma que foi: o São Paulo começou perdendo para o Criciúma fora de casa pelo grupo 2 do campeonato. Tendo mais duas partidas pela frente longe de seus domínios, a equipe comandada por Telê Santana teve 10 jogos de invencibilidade até chegar na semifinal contra o Barcelona SC fora de casa.

Estava tão perto de conquistar a América pela primeira vez, mas a derrota veio. A segunda em 12 rodadas. Mas mesmo que o revés tinha acontecido fora de casa para mais de 20 mil torcedores, o são-paulino não deixou de acreditar e não desanimou, até porque no jogo de ida o time havia vencido por 3 a 0 no Morumbi. San José, Bolivar, Criciúma (o troco), Nacional de Montevidéu, Criciúma novamente (quem mandou provocar) e, depois do Barcelona de Guayaquil, a grande final contra o time argentino comandado por ‘El Loco’ Bielsa, o Newell’s Old Boys.

Os adversários foram caindo um por um até a grande final para 45 mil torcedores. A partida foi mais uma vez longe de casa e mais uma derrota veio pelo placar de 1 a 0. Mas o são-paulino só conseguia pensar em uma coisa: se recuperar do baque e partir para uma das mais importantes decisões na história do clube.

 “1 a 0 não está nada perdido. Em casa vamos fazer um grande jogo e nos sagrar campeões da américa pela primeira vez!”

+ Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

por Arquivo Histórico do São Paulo Futebol Clube 

 17 de junho de 1992

O time de Telê venceu por 1 a 0 aquela partida contra o Newell’s Old Boys com gol de Raí aos 22 minutos do segundo tempo, que foi decidida nos pênaltis para 105 mil torcedores presentes ao Morumbi.

Zetti estava no gol. Berizzo perdeu a primeira na trave. Raí com muita categoria marcou 1 a 0 para o Tricolor. O empate veio com Zamora e na sequência Ivan deixou o São Paulo na frente, mas Llop não deixou barato e empatou novamente deixando ainda mais a decisão apreensiva.

Ronaldão e Mendoza acabaram perdendo suas chances, mas Cafu desempatou e deixou 3 a 2. A última era a decisão: Gamboa, o capitão do time bateu e Zetti espalmou para fora e o goleiro decretou a inédita conquista e garantiu a festa à multidão de torcedores presentes ao Morumbi e que invadiu o gramado para comemorar ao lado dos ídolos e festejar a noite inesquecível.

O coração daquele torcedor que viu a campanha não ser tão tranquila com duas derrotas na semifinal e na final longe de seus domínios, não desanimou e conquistou a América pela primeira vez. A primeira vez do grande feito que se repetiria novamente em 1993 e 2005 e que já completa 30 anos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo