Red Bull Bragantino

94 anos de tradição: confira momentos marcantes do Red Bull Bragantino

Ari Ferreira, Red Bull Bragantino

Neste sábado (8), o Red Bull Bragantino completa 94 anos. Com uma trajetória marcada por altos e baixos e dificuldades, o clube vive atualmente um dos melhores momentos de sua história. O torcedor do Massa Bruta sabe e tem orgulho de dizer que seu time tem sim tradição e camisa pesada.

Foto: Divulgação, Red Bull Bragantino

Pela data comemorativa, o Esporte News Mundo elencou os momentos mais marcantes da história do Toro Loko.

O primeiro troféu

A primeira grande conquista do clube foi o título paulista da segunda divisão em 1965, vencendo o Barretos no Estádio do Pacaembu. Apesar disso, no ano seguinte, o Braga não teve a mesma sorte, e na elite do futebol paulista, terminou na última posição.

+ Para saber tudo sobre o Massa Bruta, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

Para esquecer

A década de 1970 é sem dúvidas a mais sombria do até então Clube Atlético Bragantino. No ano de 1973, por exemplo, o Braga contou com atletas amadores para disputar as competições, sem falar das quatro temporadas que o Braga ficou ausente das competições da FPF (Federação Paulista de Futebol). A década seguinte também não foi fácil, mas já se via uma esperança por vôos maiores.

Ventos melhores

Em 1989 foi o primeiro grande ano do clube. Com o título segunda divisão, o Braga garantia sua vaga para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. E para começar a década de 90 com o pé direito, o Leão foi o grande campeão paulista, além de uma boa campanha no Campeonato Brasileiro.

+ Para saber tudo sobre o Massa Bruta, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

No ano seguinte, o Braga esteve perto de sua maior conquista. Com o comando de Carlos Alberto Parreira, chegou ao vice-campeonato paulista, sendo superado apenas pelo São Paulo, que nos anos 90 dispensava apresentações. Este período também contou com participações em competições sul-americanas, como a copa Conmebol, mas também marcou o início da queda da equipe.

Com a queda para a segunda divisão em 1998, o Braga passou por anos alternando entre série B e série C, incluindo até mesmo rebaixamentos no Campeonato Paulista. Era de fato uma equipe de interior como tantas outras, apenas com algumas campanhas interessantes como por exemplo 2011, apesar disso o que mais se via eram temporadas ruins, falta de apoio e estádios sempre vazios.

A partir de 2019 o clube passou a ser administrado pela empresa Red Bull, e no mesmo ano conquistou seu segundo título da Série B, depois de 21 anos o Leão voltou ao Campeonato Brasileiro da Série A. E na elite os grandes resultados não param por aí.

Foto: Ari Ferreira, Red Bull Bragantino

Já com novo nome em 2020, o Red Bull Bragantino tem encantado os torcedores e amantes do bom futebol. Com elenco repleto de jovens, em apenas dois anos já é possível afirmar que o Braga é uma realidade no cenário esportivo do Brasil.

Leia mais: Multicampeão no Bayern, Mario Gómez pode ser diretor técnico do Red Bull Bragantino

Claudinho, que esteve no elenco desde o início da era Red Bull, é o principal destaque individual da equipe. Na edição de 2020 do Brasileirão, o craque venceu quatro títulos individuais, entre eles o de melhor jogador do campeonato. Ainda como jogador do Braga, conquistou a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Tóquio. O talento chamou atenção, e Claudinho foi vendido ao Zenit da Rússia por 15 milhões de euros (92 milhões de reais).

Foto: Divulgação, CBF

Além disso, o Braga é o atual vice-campeão da Copa Sulamericana, perdendo apenas para o Athletico Paranaense na grande final, além de estar garantido na fase de grupos da Libertadores. Os bons resultados passam pela análise e bom trabalho de Maurício Barbieri, que tem a confiança dos atletas e também da administração, não atoa é o técnico mais longevo na série A. Em 94 anos de história, só podemos afirmar que os melhores ainda estão por vir, e não serão poucos.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo