Bahia

Destaque em queimar etapas na base, promessa do Bahia é relacionada pela primeira vez para o profissional

Foto: Jhony Pinho/Divulgação

O técnico Guto Ferreira contou com a presença de um personagem novo no banco de reservas da goleada por 4 a 1 sobre a Jacuipense no último final de semana. Relacionado pela primeira vez para uma partida da equipe profissional do Bahia, o goleiro Gabriel Gonçalves de Souza, ou apenas Gabriel, pôde sentir de perto como é o clima de uma partida da categoria profissional. Com 17 anos, 7 meses e 11 dias, o goleiro passa a ser um dos mais jovens da história do clube a ser relacionado na categoria.

Estar entre os mais velhos, entretanto, não é novidade para Gabriel. Isso porque o goleiro treina desde os 14 anos com o profissional, quando foi chamado pelo treinador de goleiros, Róger Lima, para integrar os treinamentos de Roger Machado na equipe principal, ainda em 2019.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Instagram e Twitter.

Conhecido por queimar etapas na base do Bahia, o goleiro chegou ao clube com 13 anos de idade, para jogar na primeira categoria da base do Tricolor de Aço, o sub-14. Ao perceber o potencial do garoto embaixo das traves, o treinador de goleiros Duda, responsável pelas categorias 14 e 15, subia o goleiro constantemente para treinar com os mais velhos.

Com 15 anos, logo após ser promovido da categoria sub-15 para a sub-17, Gabriel fez suas primeiras partidas como titular da equipe sub-20, em duas oportunidades na Copa do Nordeste. Continuou atuando pelo sub-17 até que, em 2021, fez outras quatro partidas na categoria de cima, no Campeonato Brasileiro e Copa do Nordeste sub-20. Nesse mesmo ano, ainda foi relacionado para mais oito jogos do sub-20 e quatro jogos do Campeonato Brasileiro de Aspirantes, pelo sub-23.

Na atual temporada, Gabriel foi o goleiro titular do Bahia na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Dentre todos os 401 goleiros inscritos na principal competição de clubes de base do Brasil, o arqueiro do Bahia foi o 7º mais jovem, com 17 anos e cinco meses.

Pelo tricolor, Gabriel conquistou dois títulos do Campeonato Baiano, com o sub-17 e o sub-20. O goleiro também coleciona convocações para a seleção brasileira de base.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo