As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze se preparam para a disputa do evento-teste da vela dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Entre os dias 4 e 17 julho, em Marselha, também na França, as brasileiras da classe 49erFX realizarão mais uma etapa importante na caminhada em busca do tricampeonato olímpico. Elas já treinam com um novo barco, o Elba.
A estadia na cidade é parte do planejamento da dupla em busca de aprendizados sobre as condições da raia. As velejadoras seguirão no palco dos próximos Jogos Olímpicos até a semana que vem. Os treinamentos servem para que as brasileiras façam os ajustes necessários no barco, com o intuito de tornar a experiência de velejada cada vez melhor, e se ambientem às condições climáticas.
“O barco novo sempre exige cuidados. Chegamos aqui e fizemos a montagem em tempo recorde de apenas dois dias, porque queríamos ir para a água com ele o quanto antes. Temos feito ajustes pontuais e queremos aproveitar o evento para ter aquele ‘feeling’. Vamos entrar no ambiente de competição, mas pensando que é um teste. A hora de errar é agora”, avalia Kahena.
“Em água, somos bem competitivas em qualquer ocasião. Vamos com o objetivo de dar o nosso melhor, mas temos que avaliar as condições. Aqui, já pegamos desde um vento mistral até um vento de terra bem quente e rajado”, completou Kahena.
A dupla conta com o apoio do COB para o evento-teste. A delegação verde e amarela tem à disposição um clube contratado na cidade portuária no sul da França para servir de apoio aos atletas durante os Jogos Olímpicos, mas também como base de treinamento até 2024. É um espaço tanto para suporte dos barcos, quanto para a recuperação física.
“Vai ser uma semana bem importante. Estamos testando o barco novo e já temos feito um trabalho intenso desde o começo do ano com os novos materiais. Agora é ajustar o barco que vamos correr e nos habituarmos com o clima”, disse Martine.
Pan-Americano, Mundial e vaga olímpica
Entre os dias 11 e 18 de agosto, Martine e Kahena disputarão o Campeonato Mundial, em Haia, na Holanda. A competição define as primeiras oito vagas de países para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Outras serão preenchidas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, entre outubro e novembro.