Após etapas em Itabirito e Ouro Branco; Estrada Real terá sua conclusão em outra cidade mineira, entre os dias 28 e 30 de julho
A menos de um mês para a etapa de Arcos (MG) da Estrada Real, os ciclistas não escondem a ansiedade. As provas de mountain bike (MTB) serão realizadas entre os dias 28 e 30 de julho, com expectativa de receber mais de 1.500 atletas. É a terceira e última etapa da temporada de 2023.
A competição reúne cerca de 1.500 atletas, incluindo amadores e profissionais, uma vez que vale pontos para o ranking olímpico de Paris-2024. As largadas e ponto de apoio serão sempre no Parque Aquático Municipal de Arcos.
Na sexta-feira (28), acontecerão as provas de XCC, o cross country short track, com a largada da categoria Elite (profissional) marcada para às 16h. Já no sábado (29), a cidade mineira receberá as provas de XCO, cross country olímpico, com as largadas do Elite marcadas para às 14h. Uma atleta em busca de vaga em Paris-2024 e que competirá no XCC e no XCO é a mineira Isabella Lacerda.
“As expectativas para a prova são as melhores possíveis. Estou me preparando bem e estou muito focada. Tento não pensar assim (responsabilidade maior por competir em casa), pois independentemente do local da prova, o objetivo é sempre vencer. Então tento sempre tirar o “peso” de estar perto de casa e focar apenas na prova”, conta Isabella.
Inclusão social
Além das corridas do Elite, as provas de XCC e XCO também irão agraciar as categorias amadoras. Já o domingo (30) receberá as provas de XCM, a Cross Country Maratona, com largada de todas as categorias às 9h30. A Estrada Real mostra engajamento também com PCD e promove corridas específicas para elas. É o caso do também mineiro Pedro Henrique, o Alemão. Atleta de handbike, ele competirá no XCM.
“Acredito que por ser a última etapa de 2023, vai ser uma prova bem desafiadora e eu estou treinando firme nos treinos, sempre de segunda a sábado, para poder dar conta do recado. Costumo treinar de 2 a 5 horas por dia, intercalando com treinos na academia”, comenta Alemão.
Atrações além de ciclismo
Como também é tradição, a etapa de Arcos terá também corridas para crianças e de e-bike, além de festival gastronômico e musical. Esta é a sexta temporada da Internacional Estrada Real, que agita o calendário do MTB desde 2017. A cidade de Arcos, por sua vez, entrou no mapa das sedes em 2022.
A etapa de Arcos deve distribuir mais de R$ 10 mil em prêmios. As outras duas etapas de 2023 também foram em Minas Gerais, mas quem não pôde ir, pode comparecer em Arcos. A temporada começou em Itabirito, em março, e depois houve uma parada em Ouro Branco, no mês de maio. A entrada é franca, e as inscrições para os atletas estão abertas.