Filipe Luís anunciou de forma oficial na tarde desta quinta-feira a decisão de se aposentar do futebol. Em vídeo publicado em suas redes sociais, o lateral-esquerdo de 38 anos disse que tinha planos de jogar até os 45, mas que sentiu fisicamente que já não conseguiria mais ajudar o Flamengo em alto nível.
– O sentimento que fica é só um, de gratidão. Gratidão pela diretoria que apostou em mim, que veio lá em Madri me buscar, por cada torcedor que me apoiou no estádio, que cantou meu nome, por quem me escreveu no Instagram, por quem gritou meu nome na rua, por quem me criticou, por todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada. Muito obrigado, sentimento de gratidão. Foram os melhores anos da minha vida, sem nenhuma dúvida – afirmou o lateral em trecho do pronunciamento.
Filipe Luís fez 175 jogos pelo Flamengo, com 111 vitórias, 32 empates, 32 derrotas e quatro gols marcados. No clube desde 2019, o lateral conquistou 10 títulos: Libertadores (2019 e 2022), Brasileirão (2019 e 2020), Copa do Brasil (2022), Supercopa (2020 e 2021), Recopa (2020) e Cariocas (2020 e 2021).
Os ingressos da partida do Flamengo contra o Cuiabá terão a imagem de Filipe Luís na estampa, e quem estará ao lado do lateral será Rodrigo Caio, que também deixa o clube, mas em busca de novos ares. O Flamengo prepara um copo comemorativo e, também, uma belíssima festa de despedida para o camisa 16.
Veja o pronunciamento de Filipe Luís na íntegra:
– Eu gostaria de comunicar a vocês que estou me retirando do futebol profissional como atleta. Foi uma decisão muito difícil, muito difícil, quem me conhece sabe, sempre disse para os meus amigos que eu gostaria de jogar até os 45, mas infelizmente não é possível. Esse ano eu tive muitos problemas físicos que me levaram a ter muita dificuldade em disputar a minha posição, disputar uma vaga no time titular, e eu sempre me prometi a quando não estivesse em condições de jogar do mesmo nível, e me sentir do jeito que eu sinto no campo, eu iria tomar a decisão de parar. Então resolvi comunicar à diretoria do Flamengo porque o Flamengo merece alguém à altura, que consiga disputar 60, 70 jogos e brigar por uma vaga no time titular de forma justa.
– Então, como eu falei em outras entrevistas e em outras ocasiões, eu voltei para o Brasil para jogar no Flamengo. Eu prefiro me retirar e começar uma nova empreitada. O sentimento que fica é só um, de gratidão. Gratidão pela diretoria que apostou em mim, que veio lá em Madri me buscar, por cada torcedor que me apoiou no estádio, que cantou meu nome, por quem me escreveu no Instagram, por quem gritou meu nome na rua, por quem me criticou, por todas as pessoas que fizeram parte dessa caminhada. Muito obrigado, sentimento de gratidão. Foram os melhores anos da minha vida, sem nenhuma dúvida. E domingo, às 16h, no estádio mais especial do mundo, o estádio que eu sempre sonhei jogar quando criança, Maracanã, vai ser meu último jogo diante da nação, diante de vocês.
– Gostaria de contar com a presença de todos vocês para essa linda festa, que a gente possa conquistar essa vitória, que eu possa me despedir e retribuir um pouco do carinho que vocês tiveram por mim. Quem me conhece sabe, eu não gosto de viver do passado, gosto de pensar para frente. Portanto, eu quero fechar esse capítulo, começar uma nova história no futebol, onde eu vivi toda a minha vida. Todas as emoções possíveis: alegria, tristeza, frustrações, me machuquei, fui campeão, tudo que eu pude viver na minha vida, e a pessoa que eu me tornei hoje, é por causa desse esporte maravilhoso. Portanto, eu nunca te abandonarei, até breve.