O Cruzeiro derrotou o Libertad por 2 a 0 no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, em partida válida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana e aumentou sua hegemonia contra times paraguaios no histórico dos confrontos. O adversário foi o segundo clube do Paraguai a duelar com a Raposa na história da competição internacional.
Curiosamente, o Libertad, equipe derrotada pela Raposa, foi o oponente que marcou a primeira partida internacional da história do Cruzeiro. Os dois se enfrentaram em um amistoso, no dia 03 de janeiro de 1946, um dia após o aniversário de 25 anos do clube mineiro. A partida foi realizada no antigo estádio do Barro Preto, onde hoje fica a sede do clube esportivo, e terminou empatada em 2 a 2.
Com o confronto dessa noite (19), o Cruzeiro atingiu a marca de 27 embates contra equipes paraguaias. O time mineiro venceu 17, empatou sete e perdeu apenas três vezes, com 55 gols marcados e 25 sofridos. Coincidentemente, essas três derrotas pontuais ocorreram no Defensores del Chaco, mesmo palco do confronto realizado nesta quinta. Os três revés da Raposa no estádio aconteceram diante do Olímpia (duas vezes) e Nacional, este pela Copa Sul-Americana de 2017.
O Cruzeiro pode confirmar ainda mais sua superioridade em relação aos paraguaios caso vença o Libertad também na partida de volta, no Mineirão, na próxima quinta-feira (26). A Raposa pode perder por até um gol de diferença para se classificar às semifinais da competição internacional.