Quatro anos depois de sua fundação e há exatamente 106 anos atrás, o Corinthians faturava seu primeiro título. Neste dia em 1914, o Timão se sagrava campeão paulista vencendo o Campos Elyseos por 4 a 0.
A grande final foi disputada no Parque Antártica e os autores dos gols foram Police, Peres, Neco e Apparício. Vice em 1914, o Campos Elyseos seria campeão no ano seguinte até que, em 1917, fecharia as portas – e está extinto até hoje.
Primeiro da história
O Corinthians estreou no Campeonato Paulista em 1913. Na ocasião, disputado em cinco equipes, o Timão encerrou o torneio em quarto lugar. Na campanha do título de 1914, foram dez vitórias em 10 jogos disputados, além de 37 gols marcados. Neco foi o artilheiro do Paulistão com 12 gols.
A equipe campeã do Corinthians foi a campo na final na clássica formação em pirâmide invertida: Aristides; Fúlvio e Casemiro González; Police, Bianco e César Nunes; Américo, Peres, Amílcar, Apparício e Neco. O Timão também assegurou o título com uma rodada de antecedência – ainda venceria o Lusitano por 3 a 0 já como campeão.
Esse seria o primeiro dos 30 títulos estaduais conquistados pelo clube. Os anos 1920 e 2010 foram os mais vitoriosos, com quatro troféus levantados em cada década.
LEIA MAIS: Goleiro chileno ex-Corinthians aconselha Araos: ‘Volte às suas origens’
Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.