Geral

A diferença que Sergio Pérez pode fazer no campeonato a favor da Red Bull Racing e de Max Verstappen

Perez pilota na Estíria
Foto: Divulgação/ Red Bull Racing

Quando foi anunciada a contratação do mexicano Sergio Perez pela equipe austríaca Red Bull Racing, criou-se muita expectativa sobre o desempenho e os resultados que o piloto poderia entregar no campeonato com um carro altamente competitivo. E após um período de adaptação o que se vê é um fator criado que pode ser decisivo para as conquistas da RBR e de Max Verstappen.

                 

A adaptação na equipe comandada por Helmut Marko não tem sido fácil. Após a saída de Daniel Ricciardo, em 2018, o chefão da equipe de energéticos encontrou dificuldades para encontrar uma dupla ao holandês que pudesse ao menos acompanhá-lo e ser peça de estratégias na briga com a Mercedes e com Lewis Hamilton.

Desde a saída da conquista dos títulos mundiais de 2013, o time de Christian Horner passou a viver de vitórias esporádicas e de momentos em pistas oportunas. Em entrevista ao podcast oficial da F1, Beyond the Grid, o chefe de equipe da equipe afirma que apesar das reclamações do domínio da equipe da Áustria, que durou quatro temporadas, o que se observa de 2014 até 2020 não foi apenas dominação, mas aniquilação total.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

A adaptação de Perez começa a surtir efeito inclusive nas estratégias das corridas, apesar do começo de trajetória oscilante e preocupante do mexicano, o atleta conseguiu transformar-se em um piloto mais consistente e consegue entregar pontos que estão fazendo a diferença para a equipe. Por exemplo, quando Max Verstappen teve o pneu estourado no Azerbaijão, o segundo piloto da RBR estava lá, aproveitou um erro de Hamilton e venceu a corrida onde os concorrentes não pontuaram.

O seu gerenciamento de pneus se mostrou ser melhor do que o imaginado, conseguindo prolongar os limites de seus pneus e alterando a leitura e as opções que a equipe tem dentro do pit lane e da garagem. Este fator e o seu rápido entendimento do carro, fazem com que seu ritmo de classificação seja bom, e o seu ritmo de corrida esteja dentro do projetado para que a equipe possa realizar alternativas e tenha um leque maior do que fazer para que saiam de cada Grande Prêmio vencedores.

A sua disputa individual é com Valtteri Bottas, os dois pilotos disputam a terceira posição do campeonato de pilotos, mas além disso, fazem parte do xadrez das equipes, Perez conseguiu pódios importantes, e por pouco na Estíria não consegue tirar a terceira posição do finlandês. Se em 2019 e em 2020 a Mercedes sobrou com os dois pilotos, em 2021 a briga será mais intensa entre dois primeiros pilotos geniais em busca da conquista, e dos seus escudeiros que podem fazer a diferença e piloto por piloto por enquanto, Sergio Pérez está acima do segundo piloto da equipe alemã.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo