Futebol Internacional

A duas rodadas do fim, Porto derrota o Sporting e é campeão português

Foto: Divulgação/Porto

Pela 29ª vez, Portugal é azul e branco. Precisando de um simples empate para confirmar o título nesta quarta-feira, o Porto venceu o Sporting por 2 a 0, com gol de Danilo Pereira e Marega. Dessa forma, com duas rodadas de antecedência, os Dragões não podem mais ser ultrapassados pelo rival Benfica e voltam a ser campeões nacionais, após o vice da temporada passada.

                 

COMO FICA A TABELA

O Porto atingiu os 79 pontos e recuperou a vantagem de oito para o vice-líder Benfica (71). Com duas rodadas e seis pontos em disputa, o clube azul e branco não será alcançado. Além do título, o Porto assegurou a única vaga direta para a fase de grupos da Champions League. Já o Sporting se mantém na 3ª posição, com 59 pontos, e já tem a vaga na Liga Europa garantida.

O JOGO

Em um dos maiores clássicos do futebol português, a partida começou movimentada. Em apenas 11 minutos, ambas as equipes balançaram as redes, mas tiveram os gols anulados por impedimento (Sporting) e mão na bola (Porto). No restante da primeira etapa, o jogo foi equilibrado tanto em questão de posse de bola (51% a 49% para o Porto), quanto em finalizações (5 a 4 para o Sporting). Na melhor oportunidade dos Dragões, Luis Díaz recebeu lançamento perto da pequena área, deslocou o goleiro, mas Coates salvou os visitantes em cima da linha.

Primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio (Foto: Divulgação/Porto)

Na volta do intervalo, ambas as equipes seguiram com dificuldades de furar a defesa adversária e criar oportunidades claras. O Porto passou a controlar mais as ações do jogo, mas só deu a primeira finalização aos 17 minutos, com um chute de Fábio Vieira no travessão. No lance seguinte, Alex Telles cobrou escanteio e o capitão Danilo Pereira desviou de cabeça para finalmente abrir o marcador. Se com o empate o Porto já se sagrava campeão, com a vantagem no placar o título ficou mais próximo ainda. Os Dragões seguraram a pressão do Sporting, administraram o resultado e ampliaram já nos acréscimos. Marega recebeu belo passe de Otávio e mandou por cobertura para sacramentar a vitória e o título para o Porto.

29 VEZES PORTO

Este foi o 29º título português do Porto na história e apenas o segundo nos últimos sete anos. O último havia sido na temporada 2017/18. Dessa forma, o clube diminui a diferença para o Benfica (37) na lista de maiores campeões nacionais. O Sporting é o terceiro, com 18 canecos. Além dos três, apenas dois clubes já conquistaram o Campeonato Português: o Belenenses (1945/46) e o Boavista (2000/01).

CAMPANHA REGULAR

Nas 32 rodadas já disputadas, o Porto acumula 25 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas. A equipe comandada por Sérgio Conceição iniciou o campeonato com uma derrota para o Gil Vicente, mas logo se recuperou. Chegou a ser líder na 8ª rodada, mas passou a maior parte do campeonato na vice-liderança, seguindo o Benfica de perto. Apenas na 23ª rodada, o Porto assumiu a liderança de forma definitiva e não saiu mais. Após a paralisação do torneio, os Dragões venceram seis dos oito jogos e contaram com cinco tropeços do Benfica para aumentar a vantagem na liderança. Além disso, o clube tem o melhor ataque e a melhor defesa da competição, com 67 gols marcados e 19 sofridos.

FESTA DA TORCIDA

Impedida de fazer a festa nas arquibancadas do Estádio do Dragão, a torcida do Porto não seguiu as recomendações de isolamento social e foi às ruas para apoiar a equipe. Antes da partida, milhares de torcedores foram até as redondezas do estádio para acompanhar a chegada do elenco, já com grande euforia e uso de sinalizadores. Após a vitória, a festa tende a continuar pelas ruas e praças da cidade de Porto, na região norte de Portugal.

Festa na chegada do ônibus no Estádio do Dragão (Foto: Reprodução/Twitter)

DESTAQUES DO TIME

No elenco campeão, alguns nomes se destacaram durante a campanha. O goleiro Augustin Marchesín tem a melhor média de gols sofridos por jogo (0,6) e acumula 18 partidas sem ser vazado. Junto com o sistema defensivo, é o responsável pelo Porto ter a melhor defesa da competição. Dentre os defensores, o lateral brasileiro Alex Telles também se destacou no ataque, sendo o vice-artilheiro do Porto, com 10 gols – apenas atrás do atacante Marega (11). No meio-campo, Sérgio Oliveira se tornou a principal referência da equipe, e junto com o brasileiro Otávio e Tecatito Corona formou um trio de muita qualidade. O mexicano, inclusive, foi o líder de assistências do clube (10).

DOBRADINHA?

A temporada do Porto pode ficar ainda melhor. No dia 1º de agosto, os Dragões disputam a final da Copa de Portugal contra o Benfica, em jogo único em Coimbra. Se conquistarem mais essa taça, será a oitava vez na história que o clube conquista a dobradinha (Liga e Copa) na mesma temporada. A última vez que isso aconteceu foi em 2010/11, sob o comando de André Villas-Boas.

PRÓXIMA RODADA

Já campeão, o Porto volta a campo na segunda-feira para enfrentar o Moreirense, às 17h15 (horário de Brasília). Já o Sporting recebe o Vitória de Setúbal na terça-feira, às 15h.

Siga o perfil do Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Empréstimos de Musto e Saravia: Renovação somente ao fim da temporada europeia - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo