Z - Z Não marcar 3

A duas semanas dos Jogos, revezamento da tocha paralímpica tem início no Japão

Foto: Paralympic Games / Twitter

O revezamento da tocha paralímpica teve início na manhã desta quinta-feira (12) – madrugada no Brasil – nas 47 prefeituras japonesas. De acordo com a tradição do evento, a chama dos Jogos Paralímpicos é acesa em cada uma das regiões administrativas do país sede, bem como na vila de Stoke Mandeville (Reino Unido), berço do Movimento Paralímpico.

Os organizadores dos Jogos Paralímpicos informaram o caminho que será percorrido ao longo dos 13 dias de tour pelo Japão. Até o dia 20 de agosto, o revezamento vai acontecer nas prefeituras anfitriãs de Shizuoka, Chiba, Saitama e Tóquio. Neste dia, está programada na capital japonesa uma cerimônia no Palácio Akasaka para reunir as chamas de todas as prefeituras do país e, assim, formar a Chama Paralímpica. Na parte final do revezamento, a tocha paralímpica vai percorrer os 62 distritos de Tóquio, antes de chegar ao Estádio Olímpico para a Cerimônia de Abertura.  

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

O trajeto foi reduzido por conta das restrições impostas pelo governo japonês para conter a disseminação do vírus da Covid-19 no país. Segundo o jornal Kyodo News, não estão previstos percursos em vias públicas, assim como aconteceu durante a passagem da tocha olímpica em Tóquio, em julho. As orientações são para que os participantes do evento utilizem máscara e que a população permaneça em suas prefeituras para assistir ao revezamento da tocha paralímpica. Apesar de todos os cuidados, os organizadores disseram que estão atentos a qualquer necessidade de mudança no formato do evento, devido aos desdobramentos da pandemia.

A tocha é inspirada na sakura, uma flor de cerejeira tradicional do Japão. Traço marcante dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, a sustentabilidade aparece, mais uma vez, no símbolo do evento: a tocha paralímpica foi feita com 30% de alumínio reciclado. Esse material foi utilizado na construção de habitações pré-fabricadas, após o terremoto e o tsunami que atingiram o país em 2011.

+ Prefeito de Hamamatsu libera atletas paralímpicos do Brasil para treino, após casos de covid

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio marcam a 16ª edição do evento que teve início no ano de 1960, em Roma (Itália). A expectativa é de que 4.400 atletas participem das competições marcadas para o dia 24 de agosto e com o encerramento em 5 de setembro. A delegação brasileira será formada 257 atletas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo