Botafogo

A poucos dias da estreia na série B, Botafogo acumula atuações que não convencem

(Foto: Vitor Silva/ Botafogo)

Desde a estreia da temporada, o Botafogo se mantém como uma dúvida com relação a qual tipo de postura o time adotaria nas competições em 2021. A nova diretoria realizou mais de 10 contratações e a equipe já se encontra com rostos diferentes das últimas atuações nas competições. Mesmo eliminado da Copa do Brasil e disputando a série B do Brasileirão neste ano, o Glorioso ainda tem chances de conquistar títulos importantes para retomar a confiança que o elenco precisa para enfrentar jogos difíceis que tem pela frente.

Com mais um resultado suado por falta de finalizações efetivas, o Botafogo venceu por 1 a 0 o Nova Iguaçu e conseguiu se classificar para a final da Taça Rio contra o Vasco. A Federação marcou as datas das finais. No próximo domingo (16), as equipes se enfrentam às 11h05 no Nilton Santos. E o jogo de volta será no sábado (22), às 15h, em São Januário.

Após a partida do último domingo (9), o técnico Marcelo Chamusca analisou o jogo e falou sobre as estatísticas das equipes na zona defensiva.

– O Nova Iguaçu fez cinco finalizações. O Botafogo fez 12. Tivemos quase 60% de posse de bola. Nosso goleiro só foi encostar na bola quase aos 40 do segundo tempo, quando estávamos com um jogador a menos, em algumas situações de bola parada. O Botafogo é a melhor defesa da competição. Nos últimos três jogos não tomamos gols. Onde é que está a nossa fragilidade defensiva? E a ofensiva, vamos precisar melhorar. Mas enfrentamos um adversário que teve postura tática muito boa e jogou os dois jogos quase 180 minutos com 10 jogadores atrás da linha da bola. E isso dificultou muito o nosso jogo.

Sobre o resultado contra o Nova Iguaçu e o próximo confronto, Chamusca afirmou:

– Sim, o Botafogo está trabalhando para evoluir e começar a competição daqui 20 dias em um nível muito melhor do que apresentou em algum momento e vem apresentando. Mas tem uma frase que eu utilizo: cada preocupação ao seu momento. Eu preciso pensar no próximo jogo, no próximo adversário. Hoje enfrentamos um adversário que fez 180 minutos praticamente com o time atrás da linha da bola e com uma fidelidade tática, marcando. Um time muito bem organizado, não foi por acaso que chegaram nesse nível de disputa. Vamos enfrentar adversários que vão nos atacar e vamos também atacá-los. Talvez nesses jogos, possamos ter um desenvolvimento melhor.

– Então, não existe receita de bola. Futebol não é matemática exata, mas acho que evoluímos pressão após perda do adversário, nesses dois jogos proporcionamos poucas chances ao nosso adversário. Se você pegar o número de gols sofridos no ano, são poucos gols. Nossa defesa é a melhor do campeonato. Nosso time precisa melhorar na fase ofensiva, mas conseguimos equilibrar. E até o início da Série B, vamos estar com uma equipe muito mais entrosada, muito mais consistente, em condições de competir. Mas nesse momento vamos pensar no primeiro jogo da Série B, mas no momento vamos pensar no próximo jogo, que é contra o Vasco.

Pela estreia na série B, o Botafogo enfrenta o Vila Nova fora de casa, mas sem data e horário definidos. O treinador também disse suas expectativas para o desenvolvimento do time na competição mais importante do ano para o clube.

– Eu acho que na Série B vamos ter jogos onde o adversário vai jogar muito mais. Vai propor muito mais e vai nos atacar muito mais que o Nova Iguaçu nos atacou. Consequentemente, vamos ter mais espaços e a tendência é que a gente consiga qualificar mais o jogo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo