Futebol Internacional

A previsibilidade caiu por terra e o Lille é o campeão da temporada 20/21 da Ligue 1

Burak Yilmaz
Foto: divulgação Ligue 1

A mais emocionante temporada da Ligue 1 Uber Eats chegou ao fim com um campeão que pouquíssimos iriam prever lá no início dela, em agosto de 2020. O Lille, de Christophe Galtier, desbancou o poderoso Paris Saint-Germain, evitou o tetracampeonato de Neymar, Mbappé e companhia e sagrou-se campeão pela quarta vez em sua história após vencer o Angers por 2 a 1.

Restou ao clube da capital a vaga para a próxima Liga dos Campeões da UEFA com o vice-campeonato. A vitória por 2 a 0 sobre o Brest não foi suficiente para chegar ao título. Além de Lille e PSG, o Mônaco também se classificou para a principal competição continental após o empate em 0 a 0 com o Lens. A classificação se deu com emoção vide que, em caso de vitória do Lyon, o time perderia a terceira colocação e, consequentemente, a vaga. Ao final, o Lyon perdeu para o Nice (2×3) e vai ter que se contentar com uma vaga na Liga Europa.

O Lille chegou ao tão esperado título ao vencer o Angers por 2 a 1, fora de casa, com gols de Jonathan David e, como de costume, do turco Burak Yilmaz mais uma vez. Para quem imaginaria que o Lille entraria nervoso e que isso poderia prejudicar a equipe em campo, o gol cedo, logo aos 10′, colocou por terra a hipótese. Vale destacar a linda jogada de Renato Sanches no lance em que o placar foi aberto. Sozinho, o meia português destruiu o sistema defensivo do Angers.

Tranquilo em campo pelo resultado no bolso, o Lille chegou aos 2-0 aos 45’+1′ em mais um lance construído pelo meio.
Yazici fez ótima enfiada de bola para David e, contando com uma trapalhada do zagueiro, a bola chegou ao atacante que, ao dominar, foi derrubado. Pênalti. Na cobrança, Burak Yilmaz, sempre ele, não deu chances ao goleiro. Com o placar, restou ao Lille controlar o jogo e aguardar o apito final. Apito esse, que foi antecedido de um gol do Angers, de Angelo Fulgini, aos 92′.

Com 83 pontos em 38 partidas, o Lille termina uma temporada com a melhor defesa da competição, com 23 gols sofridos apenas. O time também demonstrou uma força avassaladora enquanto visitante.

Considerado favorito no início da temporada, o Paris Saint-Germain termina essa edição da Ligue 1 Uber Eats com a vitória por 2 a 0 sobre o Brest, fora de casa. Os gols da partida foram marcados por Faivre, contra, e pelo artilheiro da temporada, Kylian Mbappé. Dentro de campo, Di Maria comandou as ações ofensivas do time parisiense. O meia argentino fez um salseiro no lado direito da defesa do Brest e sofreu pênalti cometido por Faivre logo aos 18′. Na cobrança, Neymar caiu na pilha do goleiro e desperdiçou

Faivre, porém, voltou a se envolver no lance do primeiro gol do PSG aos 37′. Na cobrança de escanteio de Di Maria, o meia do Brest foi quem se posicionou para fechar o ângulo da cobrança. A bola cobrada no escanteio foi parar dentro do gol, num suposto gol olímpico, mas a arbitragem assinalou gol contra de Faivre, que saltou no lance. Já aos 70′, quando o PSG sofria pressão de um desesperado Brest – que essa hora estava entrando na zona de repescagem com o empate do Nantes naquele momento -, Di Maria tirou um passe da cartola e colocou Mbappé para correr. Ele correu, driblou o goleiro, foi derrubado pelo zagueiro, levantou e empurrou a bola para o fundo da rede e assinalou seu 27º gol.

Com 82 pontos, um atrás do Lille, o PSG termina a temporada com o melhor ataque da competição (86) e como o time com mais vitórias (26). Entretanto, o número de derrotas (8) fez com que isso pesasse a favor do Lille (3) ao fim do campeonato.

Já Mônaco e Lyon disputavam a última vaga para a Liga dos Campeões da UEFA. Com o empate sem gols contra o Lens, o Mônaco até chegou a dar chance que o Lyon precisava para tomar a vaga, mas o time de Paquetá, Bruno Guimarães, Marcelo & cia não aproveitou e foi derrotado pelo Nice por 3 a 2. O 0-0 entre Lens e Mônaco talvez seja um dos resultados mais mentirosos dessa edição da Ligue 1. Com 19 finalizações, gol anulado, bola sendo retirada em cima da linha e goleiro fazendo defesas mirabolantes, o Mônaco parecia que viveria uma tragédia de perder a vaga na última rodada.

Entretanto, se os gols não saíram em Lens, eles saíram a favor do Nice na partida contra o Lyon. Até aos 49′ minutos o Lyon esteve classificado para a Liga dos Campeões, já que vencia o Nice por 2 a 1 com dois gols de Toko Ekambi aos 14′ e 40′. Mas, aos 50′, tudo começou a desandar. Kamara, da intermediária ofensiva, soltou um míssel com a perna esquerda e Lopes, que ainda conseguiu tocar na bola, não pôde evitar o empate. Bastava ao Lyon um gol para buscar a vaga já que o Monaco permanecia sem marcar, mas foi o Nice que marcou mais uma vez. Cruzamento da esquerda do ataque do Nice e Saliba, por trás da defesa, marcou: 3-2.

Assim, o Mônaco se classifica para a Liga dos Campeões e o Lyon, que chegou a liderar o campeonato entre a 17ª e a 19ª rodada, acaba a temporada com apenas uma vaga na Liga Europa de 2021-2022. Quem vai para a Liga Europa com o Monaco é o Olympique de Marseille que empatou em 1 a 1 com o Metz fora de casa. Os dois gols saíram nos acréscimos, Boulaya, aos 90’+7′ a favor do Metz, e Milik, aos 90+14′, em cobrança de pênalti para o Marseille.

Já na parte inferior da tabela, com Nîmes e Dijon rebaixados, faltava definir quem iria para repescagem. O Brest até que tentou, mas o Nantes foi quem assumiu o posto. Com 12 pontos somados nos últimos 12 disputados antes da última rodada, o Nantes chegou a sair da zona de repescagem em determinado momento da rodada com o empate contra o Montpellier. O time foi buscar o empate aos 33′ com Kolo Muani após sofrer o gol de Laborde aos 30′. Tudo caminhava para um final feliz após uma temporada horrível, mas, aos 76′, aconteceu o que os fanáticos torcedores do Nantes temiam: Delort, sempre ele, desempatou. Agora, o Nantes enfrentará duas partidas contra o Toulouse, 3º colocado da Ligue 2 BKT, pela repescagem. A primeira, dia 27 e a segunda, dia 30. O vencedor fica com a última vaga da Ligue 1 Uber Eats 2021-2022.
Troyes e Clermont, 1º e 2º classificados da Ligue 2 respectivamente, vão repor os lugares de Nîmes e Dijon.

Destaques

Foto: divulgação

Burak Yilmaz também marcou na rodada e, assim como Volland e Laborde, chegou aos 16 gols. Entretanto, não aparece na lista pelo fato de ter sido quem mais marcou gols de pênalti. Ao total, foram quatro gols em cobranças de penalidades máximas contra nenhum de Volland e Laborde. E foi através de uma cobrança de pênalti, sofrido por Jonathan David, que ele marcou na última rodada. David e Yilmaz, aliás, protagonizaram excelentes momentos na temporada que terminou coroada com a taça. Juntos, eles marcaram 20 gols desde janeiro de 2021. David fez 11 e e Yilmaz, 9.

Com 27 gols, e artilheiro pela terceira vez seguida, Mbappé iguala Jean-Pierre Papin que, nas temporadas 87-88, 88-89 e 89-90, pelo Marseille, foi o último a executar tal feito. Na temporada 2018/19, Mbappé marcou 33 gols. Na seguinte, com a temporada interrompida com apenas 27 dos 38 jogos disputados por causa da pandemia, Mbappé marcou outros 18.

Mbappe; Foto: Ligue 1

Dados finais

Foto: Ligue 1
Foto: Ligue 1
Foto: Ligue 1

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo