Futebol Internacional

A última dança: Suárez acerta retorno ao Nacional, do Uruguai

Photo by JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images
Photo by JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images

Luís Suárez acertou o seu destino por pelo menos até novembro, onde atuará visando estar em forma para a Copa do Mundo do Catar. O astro uruguaio estava livre no mercado desde que deixou o Atlético de Madrid em maio desse ano. O atleta vinha conversando com clubes do mundo todo.

                 

Em um vídeo de aproximadamente um minuto divulgado nas suas redes sociais nesta terça-feira (26), Suárez confirma o que muitos achavam improvável. O craque internacional que marcou era no Liverpool e no Barcelona está retornando ao clube que o formou como jogador.

Os últimos dias de incertezas foram cruéis com seus fãs, entre o ‘não’ dado ao Borússia Dortmund por não gostar das cifras oferecidas e a rejeição em jogar pelo River Plate, já eliminado da Copa Libertadores, Suárez preferiu fazer um retorno para casa enquanto não lhe é ofertado algo melhor na Europa.

Coube ao Nacional do Uruguai propor a ideia ao atacante, que aceitou conversar com o presidente do clube em Madri. No entanto, bastou a informação chegar aos ouvidos dos fanáticos ‘bolso’, como são chamados os torcedores do clube da capital, para que Suárez balançasse com a oferta e a aceitasse.

“Antes de mais nada, queria agradecer o carinho que eu e minha família recebemos nos últimos dias, que tem sido impressionante, todas as mensagens que chegaram até nós. Isso tocou nossos corações nessa situação que tivemos que decidir e bem, era inevitável aceitar esta oportunidade de ter a possibilidade de voltar a jogar no Nacional e temos um pré-acordo com o clube”, disse o atacante no vídeo.

É claro que o uruguaio não deseja encerrar sua carreira, Suárez ainda tem mercado no futebol europeu, e visivelmente aguarda uma oferta interessante de clubes das ligas periféricas. Isso é certo, tendo em vista que o atacante só permanecerá no clube do coração até novembro, quando embarcará para o Catar.

Luís Suárez, aos 35 anos, poderá ajudar o Nacional a voltar a conquistar um título CONMEBOL. O clube uruguaio enfrentará nas quartas de finais da Copa Sul-americana, o Atlético Goianiense. No Uruguai, o atacante disputará o torneio Clausura e a Copa AUF Uruguai.

O ‘não’ a Corinthians e River Plate

Photo by JOSE ALMEIDA/AFP via Getty Images

Suárez não recebeu a proposta uruguaia de imediato, desde a confirmação de que deixaria o Atlético de Madrid, o atacante recebeu sondagens de alguns clubes sul-americanos. Em destaque o Corinthians e o River Plate.

O clube brasileiro não chegou a fazer uma proposta oficial, mas a saída conturbada de Jô pressionou o departamento de futebol a encontrar um nome pesado para o ataque. Inicialmente, Duílio Monteiro, presidente do Timão havia consultado os valores de Cavani e Suárez e se assustou com a pedida dos uruguaios, desistindo assim das estrelas.

O River Plate praticamente não teve concorrência com exceção do Borússia Dortmund da Alemanha, e lançou uma proposta oficial ao jogador por um ano de contrato. Suárez havia indicado aos dirigentes ‘millionários’ que estava tentado a aceitar, diante da oferta muito aquém apresentada pelos alemães.

Porém, o River foi eliminado pelo Vélez Sarsfield da Libertadores e isso culminou na desistência do uruguaio. Suárez admitiu posteriormente que o principal interesse em jogar na América do Sul era justamente atuar na Copa Libertadores.

O caminho até a ‘última dança’

Photo by Alex Caparros/Getty Images

Engana-se quem pensa que Suárez não cogitava retornar ao Uruguai, em 7 de julho, logo após a rejeição a oferta do River Plate em uma entrevista ao ‘Ovación’ do seu país natal, o atacante confessou que ficou aborrecido com a falta de atitude dos dirigentes do Nacional que não o procuraram.

“Há um mês e meio declarei que não ia sair da Europa, mas o River insistiu e insistiu tanto que cheguei a considerar e havia uma possibilidade. Por mais que se diga alguma coisa, quando chegar a hora você vai considerar isso. Você fica animado que eles te amam tanto. O jogador precisa de amor. O River estava me dando e o Nacional poderia ter tentado isso”, disse.

A declaração fez com que o presidente do Nacional, José Fuentes, se movimentasse nos bastidores para levá-lo ao Uruguai, e os ‘bolso’ não deixaram barato. Milhares de manifestações de carinho dos torcedores pedindo para que Luisito voltasse ao lar e fizesse uma última ‘dança’.

Foi em Madri, ao lado da família e com a delegação do Nacional que Suárez se emocionou com os vídeos de torcedores do clube pedindo por sua chegada. A estratégia de Fuentes foi certeira, em menos de uma semana, o uruguaio aceitou a oferta.

Suárez chega ao uruguai sem ritmo de jogo e em um momento crucial para a equipe, o atacante provavelmente fará sua estreia na partida eliminatória contra o Atlético Goianiense em 2 ou 9 de agosto. “Espero poder aproveitar essa nova etapa e nos vemos nos próximos dias. Um grande abraço a todos vocês. Vejo vocês em breve”, finalizou o craque no vídeo.

Essas e outras informações sobre o Mercado da Bola você acompanha pelo Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo