#TBTdoENM

A uma semana da final, Palmeiras e Flamengo decidiram um título apenas uma vez; Relembre

final Flamengo x Palmeiras
Palmeiras buscará a revanche de 1999 contra o Flamengo Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Daqui exatamente 1 semana, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, dois dos maiores clubes da história do futebol nacional entrarão em campo para decidir a Supercopa do Brasil. Flamengo, campeão brasileiro, contra o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. Esta, porém, será somente a segunda vez que eles se enfrentam em uma final, valendo taça. Na única realizada até agora, em 1999, deu Mengão, em pleno Palestra Itália.

                 

O torneio em questão era a Copa Mersosul, uma espécie de “Sul-americana da época”. Ela envolvia grandes clubes daquele momento dos países que pertenciam ao bloco Mercosul (Brasil, Argentina, Chile, Uruguai). A Bolívia também pertencia, mas recusou o convite para jogá-la. Naquela edição, 20 equipes jogaram, sendo que o próprio Palmeiras era o atual vencedor.

Na primeira fase, o Verdão passou como 1º lugar do seu grupo, e o Flamengo se classificou como segundo. Ambos estavam em grupos distintos. No caminho até a final, os paulistas eliminaram Cruzeiro e San Lorenzo (ARG), enquanto o seu rival despachou Independiente (ARG) e Peñarol (URU).

Na final, caso o resultado somado dos jogos de ida e volta terminasse empatado, haveria uma partida desempate, o que acabou não sendo necessário. E os rubro-negros teriam o grande desfalque de Romário, que depois de ter se envolvido em uma polêmica após uma partida contra o Juventude, no Rio Grande do Sul, teve seu contrato rescindido. Mesmo assim, o baixinho encerrou o torneio como artilheiro, com 8 gols.

No dia 16 de dezembro, o Maracanã só pôde receber o máximo de 13.414 espectadores, pois estava passando por reformas. Mas, quem esteve lá naquela noite de quinta-feira viu um jogo eletrizante. O Flamengo abriu o placar com o então jovem zagueiro Juan, de cabeça. O Palmeiras virou com gols de Junior Baiano e Asprilla. Porém, Caio Ribeiro, atual comentarista da TV Globo, deixou tudo igual. Em um espaço de apenas três minutos, o “diabo loiro” Paulo Nunes marcou e Caio, de novo, empatou o embate: 3 a 3. Até que, aos 44 minutos da etapa final, após uma bola levantada na área por Athirson, Reinaldo desviou e decretou o triunfo rubro-negro.

Quatro dias depois, sob o luar do dia 20 de dezembro de 1999, uma segunda-feira, o Flamengo seria campeão com um simples empate. Ao atual campeão da Libertadores e Mercosul, caberia a missão de vencer por um gol de diferença para forçar o confronto extra, ou dois gols de vantagem, para ser campeão ali mesmo. Aos 20 minutos, o lateral Júnior foi derrubado na área, e o paraguaio Arce converteu a cobrança de pênalti, dando esperança aos cerca de 32 mil presentes (à exceção, é claro, da torcida flamenguista, que também marcou presença no estádio).

E foi essa pequena torcida que vibrou com a virada no segundo tempo, gols de Rodrigo Mendes e Caio Ribeiro. Era o terceiro gol do atacante no confronto já. Inclusive, ele mesmo declarou em uma reportagem do programa Esporte Espetacular, em 2019: “Essas finais talvez tenham sido os dois grandes jogos da minha vida”.

Arce marcaria de novo, desta vez em cobrança de falta que o goleiro Clemer se atrapalhou todo para defender. 10 minutos depois, o “diabo loiro” apareceria sozinho dentro da área, para fazer 3 a 2. Assim sendo, com este placar, tudo seria definido um em uma nova data.

Porém, o Verdão, com algumas substituições do então técnico Luiz Felipe Scolari, acabaria recuando um pouco. Com isso, o Flamengo avançou, e depois de uma tabela digna do encantador time de Zico dos anos 80, Lê, o herói improvável, chutou na saída do melhor jogador da Libertadores daquele ano, Marcos, e calou o Palestra Itália. Flamengo campeão da Copa Mercosul, e os torcedores puderam passar o natal daquele ano, que ocorreria quatro dias depois, com um largo sorriso no rosto.

As escalações dos times do jogo decisivo tinha o Palmeiras com Marcos; Arce, Júnior Baiano, Galeano, Júnior; Cesar Sampaio, Zinho, Alex; Euller, Paulo Nunes e Asprilla. Técnico: Luis Felipe Scolari. Rogério, Edmilson e Oseás vieram do banco.

Já o Flamengo foi com Clemer; Maurinho, Célio Silva, Juan, Athirson; Leandro Ávila, Marcelo, Leonardo Inácio, Caio, Reinaldo e Leandro Machado. Técnico: Carlinhos. Rodrigo Mendes, Lê e Iranildo entraram no decorrer do jogo.

Agora, mais de 21 anos depois, as equipes se enfrentam num momento em que são as duas maiores potências do Brasil. O duelo do próximo domingo (11), reunirá “apenas” os dois últimos clubes que ganharam o Brasileirão e a Libertadores da América. O Palmeiras terá a chance da revanche, em moldes parecidos de 1999, pois se o Palmeiras era o atual vencedor da Mercosul, o Flamengo foi quem venceu a Supercopa no ano passado.

Leia também:

+Palmeiras disputará pela 1ª vez a Recopa; Entenda porquê o clube nunca jogou o torneio

+Partida entre Madureira e Flamengo é confirmada para o estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda

Para saber tudo sobre Flamengo e Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo