Internacional

A volta de Dourado: Descubra o tratamento que recuperou o volante

Ricardo Duarte/Internacional

Há mais de um ano sem entrar em campo, Rodrigo Dourado finalmente está treinando sem dores. O edema ósseo, no joelho esquerdo, que insistia em atrapalhar a carreira do volante, ao que aparenta, foi curado.

Duas artroscopias e meses de fisioterapia, nada disso havia funcionado até então. As coisas começaram a mudar quando um fisioterapeuta entrou em contato com Rodrigo Dourado. O profissional da área, Luiz Fernando García, conforme revelado em matéria do portal “GaúchaZH”, finalizou o procedimento em outro atleta e notou a rápida recuperação. Comovido com o tempo sem jogar do volante colorado, o fisioterapeuta decidiu recomendar o tratamento. Segundo ele, uma terapia celular à base de células-tronco poderia ajudar.

Em Porto Alegre, um ortopedista já havia utilizado o método para tratar uma lesão do atacante Ferreira, do Grêmio. Luiz Felipe Carvalho explicou o tratamento de cura. Ele revela: “O procedimento consiste na colocação de um enxerto de medula óssea do próprio paciente em cima da lesão, na tentativa de uma cicatrização mais rápida. Fazendo isso, a gente ajuda o corpo a se recuperar com células próprias”.

Na situação de Dourado, a cicatrização do joelho estava demorando demais, o que se encaixa dentro dos padrões em que pode-se fazer este tratamento. Carvalho desenvolve: “A técnica pode ser aplicada em qualquer lesão osteomuscular, seja muscular, estiramento ou lesão de fáscia plantar”. Além disso, segundo o médico, o tratamento pode acelerar em mais de 50% a recuperação.

A inspiração para Dourado

Dentro do cenário esportivo, este método utilizado no colorado, já foi validado por atletas de alto rendimento. O tenista Rafael Nadal, por causa de uma lesão nas costas, e o português Cristiano Ronaldo, para curar um problema muscular na coxa, são exemplos do sucesso do método. O próprio médico, Luiz Felipe Carvalho, já havia feito o procedimento em esportistas. Além do já citado Ferreira, o tenista Pablo Cuevas e o atacante Lucas Gaúcho se recuperaram à base de células-tronco. O segundo, aliás, foi quem conversou e explicou sobre a técnica ao volante do Inter.

Para saber tudo do Internacional, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: "Voltei acomodado": Daniel Carvalho detalha suas passagens pelo Inter - Esporte News Mundo

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo