Guarani

Aal aponta erro em eliminação do Guarani no Paulista: ‘Faltou tranquilidade’

Aal aponta erro em queda do Guarani no Paulistão: 'Faltou tranquilidade'
Crédito: Thomaz Marostegan / Guarani FC

Allan Aal atrelou a falta de tranquilidade e o excesso de ansiedade como fatores preponderantes na eliminação do Guarani no Campeonato Paulista.

Em entrevista coletiva virtual, treinador opinou a respeito da derrota diante do Mirassol nos pênaltis, com análise do que viu em campo no empate sem gols ao longo dos 90 minutos.

+ ‘Trabalho bem feito e consistente’, rebate Aal após eliminação do Guarani

“Eu acho que a gente teve um primeiro tempo onde a maioria das ações ofensivas foi tomada por nossa parte. Faltou um pouquinho de tranquilidade. Entramos um pouco ansiosos, principalmente no começo do jogo por se tratar de uma partida única, dessa vontade de vencer, de passar de fase para uma semifinal e, automaticamente, marcar história. A cada passo que a gente dá, é procurar marcar história. Isso é uma coisa que a gente vem procurando falar para os atletas de honrar a camisa e de marcar história aqui dentro. Eu acho que isso acabou transformando um pouquinho em ansiedade, mas, depois, as coisas se equilibraram”, afirmou.

“A equipe do Mirassol teve uma proposta de neutralizar, na maior parte do tempo, as ações ofensivas. Foi um jogo muito equilibrado, porque do outro lado também tem um adversário qualificado. A gente procura uma vitória, mas, infelizmente, não conseguiu no tempo normal. O que fica de lição para nós e de positivo é que temos condições de jogar em alta intensidade, de buscar um futebol ofensivo e de buscar a vitória, independentemente do adversário que enfrentamos. Isso ficou provado hoje e, principalmente, em algumas partidas onde a gente conseguiu a vitória e até mesmo em algumas partidas em que a gente não conseguiu”, prosseguiu.

“Cito o exemplo do Palmeiras. O que a gente procura corrigir e que foi um sinal que a gente não pode deixar acontecer é oscilar. É não oscilar na competição. É não ter essa descontração que a gente teve, principalmente depois de algumas vitórias, mas isso também vai pela média de idade nossa. É uma média de idade baixa. Vamos procurar sempre dar essa trabalhada no quesito mental para que oscile o menos possível no Brasileiro e mantenha uma regularidade e um desempenho sempre em uma margem acima daquilo que estamos trabalhando e, principalmente, daquilo que a gente vem buscando”, completou.

JUSTIFICATIVAS

Pressionado no cargo, Allan Aal explicou por que optou por escalar os zagueiros Airton e Thales e o lateral-direito Pablo como batedores nas cobranças de pênalti, enquanto Bidu, Tony e Rafael Costa sequer saíram do banco de reservas do Guarani.

“Eu não concordo com a qualidade técnica baixa, até mesmo porque são duas equipes que merecem respeito. Uma partida única e decisiva para uma semifinal é sempre competitiva. É sempre uma partida de muita entrega. Você tirar um zagueiro para colocar um atacante eu acho que não tem fundamento. Não fundamento, até mesmo porque as melhores oportunidades que as equipes tiveram na partida foi por nossa parte”, pontuou.

“Então a gente jogando com quatro atacantes praticamente, mais um homem vindo de trás, mais um lateral apoiando, você atacando com seis jogadores e colocar mais um atacante você primeiro desrespeita o adversário achando pode marcar o gol a qualquer momento. Segundo, você abre mão de uma organização que daí vira uma pelada. Em relação às cobranças de pênalti, a gente teve um aproveitamento não só nos treinamentos de dois dias antes, mas sim durante a semana. O Airton sempre foi um dos batedores. Essa questão de zagueiro bater ou o atacante bater já está ultrapassada há muito tempo”, encerrou.

Por fim, Allan rebateu questionado sobre possível falta de concentração do Bugre em eliminação na cidade de Mirassol.

“Me desculpa, mas eu não falei isso (time estar avoado e distraído em Limeira). Não usei, em nenhum momento, esse tipo de palavra. Eu acho que o que faltou para nós contra Inter foi um pouquinho mais de objetividade, mas, em nenhum momento, eu citei esse tipo de palavra. Então, hoje, nós tivemos uma concentração muito alta, uma entrega muito alta e um jogo decisivo, onde tivemos as melhores oportunidades durante a partida no tempo normal, mas não conseguimos a vitória. Infelizmente, nos pênaltis, não conseguimos passar”, completou.

E AGORA?

Fora da semifinal do Campeonato Paulista, Guarani não vai disputar o Troféu do Interior e desperdiça chance de classificação direta à Copa do Brasil de 2022.

A partir de agora, Bugre reúne forças para estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. A primeira participação na segunda divisão nacional está agendada para 28 de maio, sexta-feira, diante do Vitória, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, a partir das 19h.

Até lá, elenco terá quase três semanas livres de preparação, incluindo trabalho do Departamento de Futebol para definir renovações, dispensas e novas contratações.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo