Fluminense

Abel Braga encerra jejum do Fluminense e se consagra como o técnico com mais títulos cariocas pelo clube

Foto: Mailson Santana / Fluminense FC

A quebra do jejum de uma década do Fluminense sem vencer o Campeonato Carioca não foi a única marca importante alcançada neste sábado (2). O empate em 1 a 1 com o Flamengo assegurou o 32º título do Tricolor na competição e tornou Abel Braga o terceiro técnico com mais títulos do Estadual e o maior vencedor de cariocas da história do clube das Laranjeiras. Ele superou o ex-treinador Zezé Moreira, bicampeão em 1951 e 1959.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Ao longo de sua carreira como treinador, Abel Braga conquistou títulos importantes, como a Libertadores e Mundial pelo Inter, em 2006. Mas quando se pensa no comandante, sua história à beira do campo guarda uma relação muito forte com Fluminense. Da alegria com tetracampeonato brasileiro, em 2012, ao drama vivido com a morte de seu filho, João Pedro, em 2017, o clube das Laranjeiras foi o lugar que Abelão escolheu como sua segunda casa. Todo esse sentimento pelo Fluminense foi lembrado na entrevista coletiva, após a partida.

– Aqui tudo começou para mim. Essa relação não pode cair no esquecimento. A relação com os tricolores é muito forte. Não quero, nem devo ser unanimidade, mas sei que o torcedor gosta de mim como amo eles. Você viu o que eles transmitiram de energia em campo. Os caras se superaram – declarou Abel Braga.

+ Após título do Fluminense, Abel elogia a energia da torcida e revela: ‘Não tinha visto o Cano tão feliz como nesse momento’

Em 2017, Abel Braga foi escolhido como o comandante da seleção do Fluminense de todos os tempos. Nas duas últimas décadas, o Tricolor das Laranjeiras conquistou três vezes a Taça Guanabara (2012, 2017 e 2022), duas vezes a Taça Rio (2005 e 2020), quatro vezes o Campeonato Carioca (2002, 2005, 2012 e 2022), além de se sagrar campeão da Copa do Brasil (2007) e bicampeão Brasileiro (2010 e 2012). Conquistas com mais ou menos importância, o fato é que dessa lista de 12 títulos, Abel foi o comandante da equipe em seis oportunidades.

Ainda na coletiva pós-jogo, Abel Braga classificou o título de 2022 como “espetacular” e, em tom de brincadeira, relembrou sua presença no Fluminense nos últimas três conquistas de Estadual do clube.

– É um momento especial porque, coincidência ou não, nos três últimos títulos de Carioca, eu estava presente nesse clube. É um motivo de orgulho. Pelo jogo, foi até um pouco surpreendente. Sofremos um gol em lance que foi treinador e conversado, e foi a única vez que o Flamengo criou problema. E a gente sempre se preocupa. Os jogadores foram impecáveis. Foi espetacular – concluiu Abel Braga.

Abel desperta sentimentos diversos na torcida. Há quem acredite que o treinador é ultrapassado, ou ainda teimoso, por manter suas convicções mesmo quando a equipe não rende em campo. Discussões à parte, o que é unanimidade entre os tricolores é certeza do amor mútuo entre o Fluminense e Abel Braga.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo