Palmeiras

Mesmo com títulos, Abel Ferreira tem aproveitamento parecido ao de Luxemburgo e Felipão no Palmeiras

(Photo by Karim JAAFAR / AFP) (Photo by KARIM JAAFAR/AFP via Getty Images)

Desde que Abel Ferreira assumiu o Palmeiras em outubro de 2020, o Verdão se tornou uma verdadeira máquina de títulos e disputas de finais. O português logo virou ídolo de parte da torcida e reforçou a ideia de que técnicos estrangeiros estão mais bem preparados do que os brasileiros.

+ Atuações ENM: Wesley decide no primeiro tempo em vitória do Palmeiras sobre a Chapecoense

Sob o comando de Abel, o Palmeiras foi bicampeão da Libertadores e da Copa do Brasil em 2020 e chegou as finais do Paulistão, da Supercopa do Brasil e da Recopa. Mas, apesar do sucesso na briga pelas taças, o aproveitamento do português no Verdão é semelhante ao de treinadores como Luiz Felipe Scolari e Vanderlei Luxemburgo – que Ferreira substituiu no alviverde.

Segundo dados do oGol, Abel Ferreira comandou o Palmeiras em 58 partidas, com 32 vitórias, 11 empates e 15 derrotas. O português conquistou 61,5% dos pontos disputados pela equipe desde que assumiu o comando técnico. O pior momento foi no Paulistão, quando o treinador deu férias para a maioria de seus jogadores e deu chance para jovens da base. Excluindo a competição, a equipe conquistou 63,7% dos pontos, com 26 vitórias, oito empates e 11 derrotas.

Antes de Abel, o Palmeiras tinha Luxemburgo no comando técnico. O lendário treinador acumula passagens pela equipe, mas a última não foi das melhores. Luxa treinou a equipe em 36 jogos, com 17 vitórias, 14 empates e apenas cinco derrotas, com um aproveitamento de 60,2% dos pontos disputados. Quando foi demitido, o Verdão somava quatro vitórias e um empate na Libertadores 2020.

Para saber tudo sobre o Palmeiras, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

O melhor desempenho dos últimos anos, entretanto, é de outro ícone da história palmeirense. Luiz Felipe Scolarei, o Felipão, sofreu apenas nove reveses nas 76 partidas em que comandou a equipe entre 2018 e 2019. O treinador, campeão da Libertadores em 1999, conquistou 69,7% dos pontos, com 46 vitórias e 21 empates na sua última passagem pela equipe.

Abel Ferreira merece todos os créditos pelos títulos conquistados no Palmeiras, mas o retrospecto do treinador vai contra o argumento de que os treinadores brasileiros rendem menos do que os estrangeiros.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo