Tênis

Aberto de Viena: Monfils e Shapovalov dão adeus em estreias; Rublev avança com tranquilidade

Reprodução/ATP Tour @atptour

No complexo Wiener Stadthalle, o tradicional Aberto de Viena foi iniciado na manhã desta segunda-feira (26) com a aparição de três cabeças de chave: Andrey Rublev, Gael Monfils e Denis Shapovalov. Nivelado como ATP 500, o torneio é disputado desde 1974, e tem como atual campeão o austríaco Dominic Thiem. A conquista do ATP 500 de Viena pode ser fundamental para decidir quem serão os oito tenistas aptos a disputar o ATP Finals em novembro, visto que ainda há duas vagas remanescentes.

                 

Gael Monfils 0-1 Pablo Carreno Busta (1/6 e 0/2) *W.O.

A partida mais equilibrada do dia em termos de ranking não teve o desfecho esperado, durando menos de 40 minutos. 15º do mundo, Pablo Carreno Busta teve um início fulminante contra Gael Monfils, 11º da ATP. Contudo, após vencer apenas um game em nove disputados, Monfils abdicou da partida alegando uma lesão no pescoço. Dessa forma, o francês ainda não conquistou uma única vitória desde a retomada do tênis em agosto.

Por outro lado, Carreno Busta vem em uma ascendente, tendo chegado às semis do US Open, bem como às quartas de Roland Garros. O espanhol enfrentará o sul-africano Kevin Anderson pelas oitavas, sendo que este será o sexto confronto entre ambos. Anderson possui quatro vitórias contra um triunfo de Carreno Busta.

Andrey Rublev 2-0 Norbert Gombos (6/3 e 6/2)

Sonhando com uma vaga no ATP Finals, o russo Andrey Rublev despachou Norbert Gombos por sets diretos em apenas uma hora de partida. Detendo 35 vitórias e 7 derrotas em 2020, Rublev busca seu quinto título na temporada, e o terceiro de nível ATP 500. Depois que retomou-se o tênis, o jovem de 23 anos levou os ATPs 500 de São Petersburgo e Hamburgo. Apenas Novak Djokovic, com 37 vitórias e 2 derrotas, possui marca melhor que a do russo neste ano.

Durante o embate, Rublev disparou 11 aces e converteu três de quatro chances para quebrar o saque de Gombos. O número oito do ranking não enfrentou break-points, cedendo meros 10 pontos em seus serviços.

“Eu não tenho expectativas de nenhuma natureza [em Viena]. Eu fiz uma ótima temporada, então não há nada a perder” disse Rublev após a vitória. O russo enfrentará o vencedor do confronto entre Casper Ruud e Jannik Sinner, que ocorrerá na quarta-feira.

Jurij Rodionov 2-0 Denis Shapovalov (6/4 e 7/5)

Jogando como convidado, o austríaco Jurij Rodionov conquistou a maior vitória de sua carreira ao derrotar Denis Shapovalov em 1 hora e 27 minutos. O 153º da ATP surpreendeu o cabeça de chave número oito ao avançar em sets diretos, frustrando os sonhos de Shapovalov de encostar em Rublev na corrida pelo ATP Finals.

Ambos somaram o mesmo número de winners, 14. Todavia, Shapovalov amargou uma noite extremamente errática, cometendo 34 erros não-forçados contra 15 de Rodionov, que desfrutou de ótimo aproveitamento à rede, vencendo 12 pontos de 17 subidas.

Essa estreia dos sonhos já rende 45 pontos no ranking a Rodionov, e deve ajudá-lo a superar o melhor ranking da carreira, um 148º lugar alcançado há duas semanas. Seu próximo adversário virá da partida entre o esloveno Aljaz Bedene e o britânico Daniel Evans. Uma eventual vaga nas quartas lhe renderia 90 pontos.

Shapovalov, por sua vez, sofre a segunda eliminação precoce consecutiva. Anteriormente, o canadense foi superado na estreia em Colônia, após Gilles Simon virar o placar.

Outros resultados

Borna Coric 2-0 Taylor Fritz (6/4 e 6/4)

Dennis Novak 1-2 Kevin Anderson (7/6, 4/6 e 6/7)

Veja mais

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo