Tênis

Aberto de Viena: Rublev supera Sonego e sagra-se campeão pela quinta vez em 2020

(Photo by Thomas Kronsteiner/Getty Images)

Vivendo o auge da carreira, o russo Andrey Rublev conquistou de maneira contundente o Aberto de Viena ao derrotar a sensação Lorenzo Sonego por 2 sets a zero (6/4 e 6/4), em 1 hora e 19 minutos. Rublev, que não cedeu sets ao longo da competição, se impôs para impedir que o italiano protagonizasse uma nova zebra como visto contra o sérvio Novak Djokovic. O grande campeão sai de Viena com 500 pontos no ranking da ATP, bem como uma premiação de 105 mil euros.

O jogo

A final indicava um grande equilíbrio em termos de saque, uma vez que Sonego havia cedido apenas dois games de serviço durante a competição, enquanto Rublev não fora quebrado. Essa tônica seguiu inabalável somente até o quinto game do primeiro set, quando Rublev se aproveitou de consecutivos erros de forehand de Sonego para quebrá-lo. Já no décimo game, sacando para fechar o set, o atual número oito da ATP salvou dois break-points, um deles com um ousado segundo-saque, e largou à frente no duelo.

Determinado a se recuperar, Sonego correu muito durante o segundo set para nivelar a partida. O “lucky loser” foi bem-sucedido até o nono game da etapa, porém um erro crucial de backhand consumou a segunda quebra para Rublev no embate. Servindo para o campeonato, o russo contou com um potente primeiro-saque para forçar o erro de devolução de Sonego e, assim, selar o sétimo título de simples em sua trajetória profissional.

Pós-título

Com a conquista, Rublev garantiu presença no ATP Finals de Londres pela primeira vez na carreira, restando ainda uma vaga a ser preenchida para a disputa do torneio em novembro. Além disso, a vitória representou a primeira vez que um tenista russo venceu cinco torneios em uma única temporada desde 2009, quando Nikolay Davydenko realizou tal feito. Todavia, Davydenko jogou 23 torneio naquele ano, enquanto Rublev chegou ao seu quinto troféu em somente 12 competições disputadas. Ademais, o triunfo empata Rublev com Novak Djokovic no número de vitórias em 2020, 39 para cada lado.

Leia mais

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo