Tênis

Aberto de Viena: Thiem, Medvedev e Rublev carimbam passagem às quartas; Tsitsipas é eliminado

Reprodução/ATP Tour @atptour

Esta quinta-feira (29) marcou o quarto dia de disputa do Aberto de Viena, sediado no complexo Wiener Stadthalle. Dominic Thiem, Daniil Medvedev e Andrey Rublev foram os cabeças de chave que avançaram, enquanto o grego Stefanos Tsitsipas enfrentou pior sorte. Acompanhe a cobertura do Esporte News Mundo.

Vasek Pospisil 1-2 Daniil Medvedev (6/4, 3/6 e 2/6)

A diferença de 75 posições no ranking da ATP entre Daniil Medvedev e Vasek Pospisil não foi notada ao longo do duelo na quadra central em Viena. Pelo contrário, o que se viu foi o azarão Pospisil levando o primeiro set após demonstrar um sólido jogo contra o número seis da ATP. Fantasmas da eliminação deste ano em Roterdã para o próprio Pospisil ecoaram em Medvedev, contudo o russo recompôs seu jogo para empatar a partida ao quebrar o canadense no 3/4 do segundo set.

Na etapa final, Pospisil, que já vinha oscilando com seu saque desde a metade do set anterior, sucumbiu em um fraco aproveitamento de serviço. Medvedev quebrou o canadense no terceiro e quinto game para tranquilamente confirmar sua passagem às quartas após um complicado início de jogo.

Ao todo, Medvedev disparou 17 aces para desempatar o retrospecto direto contra Pospisil em 2-1. Buscando seu primeiro título em 2020, o russo enfrentará na próxima fase o sul-africano Kevin Anderson, duas vezes finalista de Majors.

Andrey Rublev 0-0 Jannik Sinner (2/1) *W.O.

Em um dos confrontos mais aguardados do dia, por tratar de duas joias da nova geração, o russo Andrey Rublev liderava o placar quando Jannik Sinner foi obrigado a abandonar o jogo por causa de uma lesão no pé-direito, após apenas três games jogados. Como resultado, Rublev está em sua nona quarta de final de doze torneios disputados nesta temporada. O atual número oito da ATP é igualmente líder com Novak Djokovic no número de troféus levantados em 2020, quatro para cada lado.

O jovem de 23 anos se defrontará com o austríaco Dominic Thiem pelas quartas de final, podendo empatar o retrospecto direto de 2-1 a favor de Thiem.

Cristian Garín 0-2 Dominic Thiem (3/6 e 2/6)

O atual campeão do US Open, Dominic Thiem, esteve na ponta dos cascos contra o chileno Cristian Garín. Embalado pelo grande momento de sua carreira, o número três do mundo despachou seu adversário em pouco mais de uma hora, vencendo 83% dos pontos no primeiro-saque, cometendo apenas 12 erros não-forçados e não cedendo break-points. Dessa forma, Thiem chega às quartas em Viena pelo terceiro ano consecutivo, tendo se sagrado campeão no ano passado.

Garín também desfrutou de uma boa temporada, conquistando dois ATPs 250, no saibro. Contudo, como a grande maioria dos tenistas sul-americanos, a performance de Garín nas etapas de quadra rápida tende a piorar. O chileno cometeu o dobro de erros não-forçados do que Thiem, causando pouco ou nenhum impacto da linha de base nas trocações contra o austríaco.

Stefanos Tsitsipas 1-2 Grigor Dimitrov (7/6, 4/6 e 3/6)

Ex-top 3 da ATP, o búlgaro Grigor Dimitrov conquistou sua vitória mais importante do ano ao eliminar o número 5 do ranking, Stefanos Tsitsipas. Este foi o primeiro triunfo de Dimitrov contra um top 10 em 2020, tendo o búlgaro saído de uma desvantagem inicial para virar o placar em 2 horas e 15 minutos.

Os números ilustram o equilíbrio do duelo, com Dimitrov somando 36 winners, 27 erros não-forçados e vencendo 76% dos pontos no primeiro-saque, enquanto Tsitsipas teve 30 winners, 32 erros não-forçados e 74% dos pontos vencidos no primeiro saque. Entretanto, o ponto crítico foi a estabilidade mental de Dimitrov, que mesmo em desvantagem no placar, não baixou a guarda e soube capitalizar em cima dos pontos cruciais.

Aguardando-o nas quartas de final está o britânico Daniel Evans, 33º do mundo.

Outros resultados

Daniel Evans 2-0 Jurij Rodionov (7/5 e 6/3)

Hubert Hurkacz 0-2 Lorenzo Sonego (6/7 e 6/7)

Leia mais

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo