Lutas

Adesanya faz comentário sobre estupro e é criticado por ministro da Nova Zelândia

Israel Adesanya
Marcus Stevens/Imago Images

Israel Adesanya se envolveu em polêmica nesta semana. O motivo seria um comentário feito em relação a Kevin Holland e o uso de uma palavra que não pegou bem para o nigeriano.

Num vídeo postado pelo campeão dos médios do UFC, o ‘Last Stylebender’ fez diversas provocações a Holland, que vem de derrota para Derek Brunson. Em uma das provocações. o lutador radicado na Nova Zelândia disse que iria ‘estuprar’ o americano caso o enfrentasse.

— Cara, vou te estuprar – disse Adesanya no vídeo, depois deletado e postado em sites como o NZ Herald.

A polêmica pelo comentário não caiu bem nos ouvidos dos neozelandeses, que criticaram o uso do termo para tal provocação. A mais forte delas veio de Grant Robertson, vice-primeiro ministro do país e também responsável pela pasta do Esporte. Em entrevista à Radio New Zealand, o político disse que o assunto não deveria ser usado para se fazer qualquer tipo de ‘trash talk’.

— Tenho certeza de que o Israel entende isso, tanto que ele deletou o vídeo em questão. O UFC é que decidirá o que fazer, mas eu certamente quero deixar claro para ele e qualquer um, que temos que levar o estupro a sério. Não é um assunto em que as pessoas deveriam fazer piadas ou comentários levianos a respeito – disse Roberton.

E Adesanya prontamente se desculpou pelo caso. Em postagem nas redes sociais, o nigeriano afirmou entender as críticas e mostrou estar arrependido de ter dito que iria ‘estuprar’ o rival, dizendo que seria ‘mais cuidadoso’ quando falar com possíveis rivais.

— No último final de semana, as provocações de luta acabaram me fazendo passar do ponto. Entendo a gravidade dessa palavra e de como ela afeta e machuca pessoas além do meu oponente, mesmo que eu não tenha as usado com essa intenção. Ainda tenho que lidar com a fama e isto levarei de lição para saber o que devo falar em casos como esse – escreveu o Stylebender.

O UFC não fez comentários oficiais sobre a declaração ofensiva de seu campeão ou se haverá algum tipo de punição em relação ao caso, se este for visto como violação ao Código de Conduta da organização.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo