Bahia

Adversário do Bahia na Sul-Americana, Unión busca surpreender para avançar na competição

Foto: Divulgação/ Club Atlético Unión

Nesta terça-feira (24), Bahia e Unión de Santa Fé, da Argentina, se enfrentam pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. Para a cultura futebolística dos brasileiros, o Unión não é uma equipe conhecida, por não participar de competições internacionais com frequência e não ser do grupo das grandes equipes argentinas, mas por ser exatamente uma equipe argentina em uma competição continental, deve-se ter cautela.

+Confira o dia a dia do Bahia

O futebol na Argentina regressou há pouco tempo e o Unión, até o jogo que irá realizar contra o Bahia, disputou apenas seis partidas, mas atravessa uma boa fase na temporada. Dos seis jogos oficiais, dois foram pela Copa Sul-Americana, no qual eliminou o Emelec, e no Campeonato Argentino a equipe fez quatro partidas, tendo duas vitórias, contra o Arsenal de Sarandí e Racing, jogando novamente contra o Arsenal de Sarandí teve um empate, e sofreu apenas uma derrota, para o Atlético Tucumán, e está a passos largos de avançar para a próxima fase do campeonato local.

Desfalques por Covid-19

Assim como muitos clubes, o time argentino tem sofrido com desfalques por jogadores testarem positivo para Covid-19. Para o jogo em Salvador, o técnico do Unión, Juan Azconzábal, não poderá contar com Leonel Bucca e Emanuel Cecchini, que foram positivados para Covid-19 antes de embarcarem para Salvador, e se juntam a Matías Nani, Marcos Peano e Nery Leyes, que já eram baixas confirmadas para a partida.

Por outro lado também tem notícias boas. Fernando “Cuqui” Márquez cumpriu o isolamento e foi liberado na última sexta-feira (20), treinou durante os últimos dias, está relacionado e será escalado para o confronto contra o Bahia. Márquez, inclusive, fez o segundo gol do Unión na vitória sobre o Emelec, em Guayaquil, que classificou o time argentino para às oitavas da Sul-Americana pela primeira vez na história.

Como joga o Unión?

Juan Azconzábal tem feito mudanças no esquema de jogo da equipe nas partidas que o Unión realizou desde a volta do futebol em solo argentino. Foram seis partidas e em todos esses jogos a escalação foi modificada. Mas para o jogo contra o Bahia, o Unión tenderá a adotar um 4-3-3, de acordo com o jornalista esportivo argentino, Maxi Bravo, do periódico Aire de Santa Fé.

Segundo Maxi, a provável escalação do Unión para o jogo em Salvador será: Moyano; Vera, Blasi, Galván e Corvalán; Nardoni, Elizari e Carabajal; Cabrera, Márquez e Troyanski.

Provável escalação do Unión de Santa Fé para encarar o Bahia (Arte: LineUp 11/Reprodução)

De acordo com Bravo, o Unión é uma equipe vertical, que busca jogar de forma ofensiva e, por vezes, acaba expondo espaços que podem ser fundamentais para a construção de jogo do adversário. Por ser uma equipe vertical e ofensiva, jogadores do elenco argentino são fundamentais para a proposta de jogo de Azconzábal. “No começo o que ele (técnico) vai propor é uma formação de meio-campo para frente, com bons jogadores ofensivos, que, talvez no momento, não tenham muita “griff” mas podem te pegar em pé, podem complicar”, explicou Maxi, sobre o poderio ofensivo do alvirrubro de Santa Fé.

Abre o olho, Bahêa

Alguns jogadores do Unión de Santa Fé são característicos por suas habilidades e perigo às defesas adversárias. Quatro jogadores se destacam na equipe e o Bahia deve ficar de olho para evitar sofrer com esses atletas:

Carabajal – É um jogador requintado, que sempre busca jogadas em pequenos espaços do campo. É um jogador desequilibrante, não é rápido mas é mentalmente rápido. De acordo com Maxi Bravo, “se Carabajal joga bem, o Unión joga bem”.

Cabrera – Jogador ofensivo que busca jogar nas costas dos defensores e é uma das válvulas de escape da equipe argentina. Contra o Emelec, foi o mais decisivo em campo.

Troyanski – Ponta esquerdo que joga com considerável liberdade, pode oferecer perigo à defesa e, assim como Cabrera, é uma válvula de escape e forma um quadrado ofensivo perigoso.

Fernando “Cuqui” Márquez – Atacante nato. Tem experiência em competições internacionais, não é um jogador que goza de qualidade técnica, mas é decisivo dentro da grande área. Uma bola e ele pode resolver.

Expectativas para o confronto

Por ser a primeira vez que o Unión disputa às oitavas da Copa Sul-Americana – seu rival, Colón, foi finalista da competição na temporada passada -, os “Tatengues” são considerados os azarões do confronto e colocam o rótulo do favoritismo para o Bahia.

Maxi Bravo, além de jornalista também é torcedor do Unión, e reconhece a fragilidade copeira da equipe e, seguindo a mesma linha histórica, coloca o favoritismo na conta dos brasileiros. “O Unión não é uma equipe copeira. O que está vivendo é um sonho, e classificar às oitavas já é demais (um fato memorável). Imagino que passa o Bahia, mas o que está acontecendo hoje é história para o Unión”, finalizou Bravo.

Com a baixa de Lucas Fonseca, o Bahia poderá ter a seguinte escalação para enfrentar o Unión: Douglas; Nino Paraíba. Anderson Martins, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo (Elias) e Daniel; Élber, Gilberto e Fessin (Rossi).

A partida entre Bahia e Unión de Santa Fé será disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador, nesta terça-feira, às 19h15 pelo horário de Brasília, e o Portal Esporte News Mundo transmite, ao vivo, o tempo real da partida – lance a lance.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo