Santos

Advogado esportivo explica nova punição do Santos, e diz que clube pode chegar a perder pontos em outros processos

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Por Arthur Faria e Caíque Stiva

                 

A situação do Santos na Justiça está longe de ser boa. Na última quarta-feira, o clube recebeu uma nova punição na FIFA e está proibido de contratar reforços por três janelas.

A punição é referente à dívida que o Santos tem com o Huachipato pela compra do venezuelano Soteldo. Antes, o Peixe já estava proibido de registrar atletas por conta de uma outra dívida, com o Hamburgo, pela contratação do zagueiro Cleber Reis, em 2017.

Para explicar a situação e o provável futuro do Santos no extracampo, o Esporte News Mundo procurou o advogado Rafael Cobra, especialista em direito esportivo.

Segundo ele, o Peixe já havia sido punido no caso Huachipato, mas a definição da pena só foi divulgada porque a Corte Arbitral do Esporte (CAS) concordou com a FIFA e manteve o resultado.

Porém, Cobra explicou que o Santos tem um prazo de 45 dias para pagar o Huachipato antes que a punição passe a valer de forma definitiva.

“O Santos acabou punido mais uma vez. Já havia a punição referente ao Hamburgo com a proibição de registro de atletas. Agora, com o Huachipato, é um processo que já havia sido julgado na FIFA, mas o Santos recorreu à CAS, e mesmo assim a punição foi mantida. Agora, diante do não pagamento no prazo estabelecido, o Huachipato recorreu à FIFA para que aplicasse a punição. Portanto, a FIFA só executou algo que já estava previsto. O Santos ainda tem 45 dias para fazer o pagamento antes que a punição entre em vigor”, disse o advogado.

Novas punições à vista

Além das duas sanções, o Santos ainda pode receber novas punições pelo mesmo motivo: a falta de pagamentos. Dessa vez, o problema é com o Atlético Nacional, que cobra o Peixe pela transação envolvendo o zagueiro Felipe Aguilar, no ano passado.

Para Rafael Cobra, o histórico recente do Santos na Justiça pode fazer com que a FIFA aplique uma nova punição. No caso, a pena pode ser até mesmo a perda de pontos no Campeonato Brasileiro.

“O Santos tem outros litígios perante a FIFA. O mais iminente é o caso do Atlético Nacional. A perda de pontos está prevista no quadro disciplinar da FIFA, é uma possibilidade. Não é uma questão exata. É feita uma análise bem subjetiva pela FIFA para aplicar a punição, e isso é perigoso para o Santos, porque é um clube com punições impostas e descumpridas. Por isso, a tendência é que a próxima punição seja a perda de pontos”, completou.

O Santos segue em busca da resolução dos problemas judiciais quanto antes. O clube já tem dois reforços contratados, mas não pode registrá-los enquanto não regularizar as pendências.

Para saber tudo sobre o Santos, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo