Futebol Internacional

Afinal, Messi e Cristiano Ronaldo merecem estar no The Best da Fifa em 2020?

FOTO: JOSEP LAGO/AFP via Getty Images

Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski são os finalistas do prêmio The Best da Fifa em 2020, cujo vencedor será conhecido nesta quinta (17). A decisão gerou polêmica no mundo do futebol, já que, para muitos, nem o argentino nem o português fizeram um bom ano em 2020 e que a entidade foi condescendente e se apegou no que ambos fizeram no passado.

Um dos que questionaram a decisão foi o brasileiro Neymar, que era considerado por muitos um dos favoritos ao prêmio. De Bruyne, Mbappé e Mané estão entre outros que ficaram de fora do top três e poderiam figurar o pódio do prêmio da Fifa. Mas afinal, Messi e CR7 merecem estar no The Best?

INDIVDUALIDADE DE MESSI

A temporada 2019/20 do Barcelona é repleta de marcas negativas para a história do clube. Os culés encerraram o ano sem conquistar um troféu sequer, terminando com o vice-campeonato na La Liga, além da eliminação humilhante nas quartas de final da Champions League para o Bayern de Munique, onde o Barça perdeu de 8 a 2.

Lionel Messi foi o único lampejo positivo da equipe, sempre tido como o que ‘leva o time nas costas’. O argentino marcou 31 gols em 44 partidas disputadas na temporada 2019/20. Mas deixando de olhar apenas os números, Messi se destacou dentro e fora de campo, tanto positiva como negativamente.

2020 foi o ano em que o camisa 10 do Barcelona peitou a diretoria e fez um pedido para deixar o clube. Em meio à crise institucional, Messi acabou ficando, mas as boas atuações foram escassas, por conta também do elenco fraco do clube catalão.

CRISTIANO CONTINUA DECISIVO?

Conhecido por resolver jogos grandes, marcar gols importantes e colecionar troféus, Cristiano Ronaldo em 2020 ainda tentou manter a reputação que o precede. Jogando no futebol italiano, o astro português, agora já mais veterano com 35 anos, mostra que ainda é capaz de resolver, mesmo que não tenha a intensidade de outrora.

O eterno CR7 marcou 37 vezes em 46 jogos na temporada 2019/20. Foi campeão da Serie A com a Juventus, mas acumulou uma eliminação precoce na Champions League para o Olympique de Lyon, nas oitavas de final.

Fica nítido que a versão 2020 de Cristiano Ronaldo não é das melhores, mas o português continua com faro de gols e com a ambição de vencer tudo o que disputa. E segue, mesmo envelhecido, mantendo a forma física para continuar fazendo jus à alcunha ‘robozão’.

AFINAL, MERECEM?

Os prós e contras dos dois maiores futebolistas do século XXI, se jogados na balança, mostram que ambos fizeram um ano abaixo das expectativas. Mas se por um lado Messi não levantou nenhum troféu e Cristiano não foi aquele que conhecemos, muito por conta da idade, os dois possuem bons números individuais em 2020.

O favorito, no entanto, ainda é Lewandowski. O polonês marcou 55 vezes em 47 oportunidades na temporada, além de ter conquistado a tríplice coroa com o Bayern de Munique. A era da dualidade entre Messi e CR7 está cada vez mais próxima do fim, e a ausência de um deles no prêmio da FIFA é algo inédito de 2008 até os dias de hoje.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo