Corinthians

Alberto Dualib, ex-presidente do Corinthians, morre aos 101 anos em São Paulo

Ex-presidente do Corinthians, Alberto Dualib morre aos 101 anos em São Paulo
Foto: Arquivo Pessoal / Via site oficial Corinthians

Na noite desta terça-feira (13) faleceu o ex-presidente do Corinthians, Alberto Dualib, aos 101 anos de idade. O ex-mandatário da equipe estava internado no Hospital Santa Catarina há exatamente um mês e vinha sendo acompanhado pela equipe médica. A causa da morte não foi divulgada.

Mesmo envolvido em diversas polêmicas no final da trajetória pelo clube, Dualib é um dos presidentes mais vitoriosos da história do Timão. Foram 14 anos à frente da instituição, entre 1993 e 2007, conquistando 3 Campeonatos Brasileiros (1998, 1999 e 2005), 2 Copas do Brasil (1995 e 2002), 1 Mundial de Clubes da FIFA (200), 1 Copa Rio-São Paulo (2002) e 5 Campeonatos Paulistas (1995, 1997, 1999, 2001 e 2003).

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Deixou o clube após renunciar à presidência durante um processo de impeachment no Conselho Deliberaivo. Um ano mais tarde foi excluído do quadro de sócios após investigação e denúncia do Ministério Público Federal. O antigo presidente teve o nome envolvido em acusações de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, estelionato e emissão de notas frias. Na época, o Corinthians aparecia mais nas páginas policiais do que na editoria de esporte.

Grande parte das denúncias são provenientes da parceria com o grupo MSI (Media Sports Investment), encabeçado pelo iraniano Kia Joorabchian. A empresa foi responsável pela contratação de diversos nomes de peso, como Carlos Tevez, Mascherano e Nilmar. Ao mesmo tempo, envolveu o clube em diversos esquemas fraudulentos, causando um grande prejuízo financeiro e técnico, que posteriormente culminou no rebaixamento à Série B.

Anos mais tarde, em 2013, Alberto Dualib foi condenado em 2ª instância pelo Tribunal de Justiça de São Paulo pelo desvio de R$ 1,4 milhão dos cofres do Corinthians. De acordo com informações do Globo Esporte, o ex-presidente recorreu em liberdade até a extinção da pena, por prescrição, no Superior Tribunal de Justiça, em 2018.

Em nota divulgada no site oficial, o Timão lamentou a morte do antigo mandatário. “Com pesar, o Sport Club Corinthians Paulista cumpre o dever de informar o falecimento do ex-presidente Alberto Dualib, ex-dirigente e empresário esportivo, aos 101 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina desde junho deste ano. A causa da morte não foi informada”. 

Veja a nota do Corinthians na íntegra

Com pesar, o Sport Club Corinthians Paulista cumpre o dever de informar o falecimento do ex-presidente Alberto Dualib, ex-dirigente e empresário esportivo, aos 101 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Catarina desde junho deste ano. A causa da morte não foi informada. 

Nascido em Glicério, município do interior paulista na região de Araçatuba, o descendente de imigrantes libaneses se mudou com a família para São Paulo aos 10 anos de idade. Nos anos 1940, tornou-se sócio corinthiano.

Antes de ser presidente do clube por 14 anos, foi vice-presidente de Patrimônio e Obras, presidente do Conselho Deliberativo, vice-presidente de Futebol e vice-presidente Social. Por ter ocupado a presidência, tornou-se membro nato do Cori (Conselho de Orientação).

Foi presidente do Corinthians de 1993 a 2007, ano em que renunciou ao cargo. Nos seus mandatos, o futebol profissional conquistou títulos do Campeonato Paulista (1995, 1997, 1999, 2001 e 2003), da Copa do Brasil (1995 e 2002), do Brasileiro (1998, 1999 e 2005), Torneio Rio-São Paulo (2002) e do Mundial de Clubes (2000).

Viúvo de Elvira Real Dualib desde 2011, Alberto deixa três filhos, além de netos e bisnetos. O Corinthians abraça os parentes e amigos do ex-dirigente neste momento de luto e dor.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo