Especial

Além do Brasil, o Rei conquistou o mundo com seu futebol encantador

Foto: OLI SCARFF/AFP via Getty Images

O rei do futebol completa 80 anos nesta sexta-feira (23). Pelé teve uma carreira vitoriosa pelo Santos, pela Seleção Brasileira e a encerrou no New York Cosmos, dos Estados Unidos. Com 1282 gols e 3 Copas do Mundo no currículo, Pelé se credenciou como maior jogador de futebol brasileiro e de maior influência dentro do país.

Mas o que se sabe, é que Edson Arantes do Nascimento também tem seu destaque fora do território nacional. Pelé já visitou diversos países com as excursões que o Santos fazia e todos paravam para assisti-lo. Um dos grandes feitos contados sobre o Rei foi que o clube paulista fez uma viagem até a Nigéria e parou uma guerra. 

— Havia um conflito em Benin entre duas facções, de ideologias diferentes. O prefeito então anunciou que o Santos jogaria na cidade para ajudar na arrecadação de dinheiro para reconstrução do entorno e pediu o cessar fogo. No período de dois a três dias, os conflitos pararam — conta o historiador Gabriel Santana, do Centro de Memória do clube alvinegro.

Em 2014, a seleção da Costa Rica mudou sua rotina de treinamentos durante a Copa do Mundo no Brasil para visitar o Museu Pelé, em Santos. Os jogadores costarriquenhos ficaram encantados com todos os arquivos do Rei e registraram todo o passeio. 

Campbell registra em seu celular imagem de Pelé pela Seleção Brasileira na Copa de 70 (Foto: Marcelo Hazan)

O Esporte News Mundo entrou em contato com o jogador costarriquenho, Aarón Navarro Céspedes, que atua no Deportivo Guastatoya, da Guatemala. O meio-campista confirmou a grandeza do Pérola Negra, no país em que atua, e disse que Pelé é uma grande motivação.

Foto: Acervo Aarón Navarro Céspedes

— Aqui na Guatemala, o Pelé é um líder mundial, é muito grande aqui. Muitos se motivam vendo os vídeos dele, os que querem e os que podem. Com esses vídeos, vemos os movimentos que ele fazia dentro de campo, antes (o futebol) era diferente, mas sua grande qualidade fazia muita diferença. Com todos os recordes, gols que ele conseguiu, é uma grande lenda e motivação para muitos. — Afirmou Aarón.

Em 1972, o Santos de Pelé foi até a Guatemala enfrentar o Comunicaciones, campeão nacional naquele ano, e os guatemaltecos viviam a expectativa e o interesse de vê-lo jogar. O mínimo que o torcedor local poderia esperar era um espetáculo do Rei, como de costume.

O meia japonês Keisuke Honda, que atua no Botafogo, postou um vídeo parabenizando Pelé pelos seus 80 anos e disse que virou jogador de futebol por causa dele. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo