Eliminatórias Copa do Mundo

Alemanha domina Islândia e inicia campanha pelas Eliminatórias com vitória tranquila

Divulgação / UEFA

A Alemanha iniciou bem sua campanha nas Eliminatórias Europeias para a Copa do Mundo 2022 com vitória tranquila sobre a Islândia por 3 a 0.

No primeiro tempo, o domínio foi completo da Alemanha com 83% da posse e 11 finalizações totais, com quatro chutes no alvo e dois gols marcados. Goretzka abriu o placar e Kai Havertz ampliou, em placar construído com apenas sete minutos de jogo.

A Islândia tentou reagir no início do segundo tempo com uma nova postura, mas İlkay Gündoğan, artilheiro do Manchester City, interrompeu a pretensão dos adversários e marcou o terceiro gol para confirmar a vitória da Alemanha e a sexta derrota consecutiva da Islândia.

Na próxima rodada, que será realizada no domingo (28), a Alemanha jogará contra a Romênia e a Islândia enfrentará a Armênia. As duas seleções jogarão fora de casa.

1º TEMPO

Como esperado, a Islândia entrou em campo com formação defensiva e logo entregou a bola para a Alemanha, posicionando-se no 5-4-1 para esperar uma oportunidade. Porém, a equipe comandada por Joachim Low precisou de apenas dois minutos para furar o sistema defensivo adversário.

Na primeira jogada, Kimmich ajeitou a bola para Gnabry infiltrar e dar o tapa para Goretzka bater de primeira e abrir o placar, tudo realizado com espaço suficientemente tranquilo. A Islândia tentou se recompor com uma roubada de bola, mas logo voltou a sofrer defensivamente.

Em jogada rápida pelo lado esquerdo, Gundogan voltou para dar o bote e acionou Kimmich, que acertou o cruzamento rasteiro com perfeição para Sané invadir a área nas costas da zaga e entregar para Kai Havertz no centro da área, com total liberdade para concluir e ampliar.

Mesmo com a vantagem de dois gols, a Alemanha seguiu com total controle da partida trocando diversos passes e construindo, aos poucos, novas chances de gol diante de um adversário que seguiu defensivo. Contudo, mesmo com as ações controladas, a Alemanha quase cedeu um gol ainda no primeiro tempo.

A primeira chance real de gol da Islãndia surgiu apenas aos 26 minutos. Bjarnason ganhou a disputa pelo lado esquerdo da área e acionou Sigurjohnsson, que chutou firme e contou com desvio de Rudiger para assustar o goleiro Neuer que apenas viu a bola sair pelo lado esquerdo.

Depois do susto, o time alemão colecionou boas chances de ampliar a vantagem com uma finalização de Kai Havertz (chute com pé esquerdo) e duas finalizações de Kimmich, em chute com desvio de Halldorsson e disparo de fora da área testando o goleiro Halldorsson.

2º TEMPO

A seleção da Islândia voltou do intervalo tentando assusta a Alemanha com marcação adiantada e bastante pressão na saída de jogo, buscando a roubada de bola para surpreender os jogadores adversários. Desta forma, a equipe conseguiu em seis minutos mais finalizações do que todo o primeiro tempo.

O primeiro disparo foi com Traustason, que recebeu de Bodvarsson em chute que saiu longe. Na segunda finalização, Gunnarsson fez o cabeceio no cruzamento de Pálsson e a bola passou perto da trave esquerda. Entretanto, na primeira finalização certa, a Alemanha tratou de resolver o jogo.

Após cobrança de lateral, Gnabry deixou para Gundogan tirar da marcação e concluir de fora da área para vencer o goleiro, em bola que entrou no canto direito, aos 11 minutos do segundo tempo. Apesar do resultado encaminhado, o jogo seguiu movimentado.

O time comandado pelo técnico Vidarsson quase marcou aos 20 minutos, em jogada de Bodvarsson com Gudmundsson tocando de primeira no voleio que tentou pegar Neuer desprevenido, mas o goleiro estava atento à jogada. Cinco minutos depois, a Alemanha quase ampliou novamente, mas Gnabry acertou a trave após ajeitar no peito e bater firme com pé direito.

Com as substituições na reta final, as equipes deixaram o tempo passar. A Alemanha começou a trocar menos passes verticais e a Islândia deixou de pressionar os adversários, aceitando a derrota por três gols de diferença.

FICHA TÉCNICA Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022 – 1ª Rodada (Grupo J)
Alemanha 3-0 Islândia

Data: 25/03/2021, 16:45
Estádio: MSV-Arena
Árbitro: Srdan Jovanovic (Sérvia)

Gols: 1T 2′ Goretzka (Alemanha); 1T 7′ Kai Havertz (Alemanha); 2T 11′ Gundogan (Alemanha)

Substituições – Alemanha: Neuhaus (Goretzka); Sigurdsson (Traustason); Musiala (Havertz); Tino Werner (Sané); Younes (Gnabry)

Substituições – Islândia: Albert Gudmundsson (Sigurjonsson); Skúlason (Pálsson); Sigþórsson (Böðvarsson)

Alemanha (4-3-3): Manuel Neuer; Lukas Klostermann, Rudiger, Matthias Ginter, Emre Can; Goretzka, Joshua Kimmich, Gundogan; Leroy Sané, Serge Gnabry, Kai Havertz. Técnico: Joachim Low

Irlanda (4-1-4-1): Hannes Þór Halldorsson; Sampsted, Inason, Árnason, Magnússon; Aron Gunnarsson; Bjarnason, Már Sigurjónsson, Victor Pálsson, Arnór Traustason; Jón Daði Böðvarsson. Técnico: Arnar Vidarsson

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top