São Paulo

Alex é anunciado como novo treinador do Sub-20 do São Paulo: ‘Não vou ensinar ninguém a jogar futebol’

Alex, novo técnico do Sub-20 do São Paulo
Foto: Reprodução/SãoPauloFC

Nesta segunda-feira (05), Alex foi oficialmente apresentado como novo treinador da categoria Sub-20 do São Paulo. O ex-atleta assinou um contrato válido por dois anos e chega ao Tricolor para efetuar o seu primeiro trabalho como técnico; PC de Oliveira, campeão mundial de futsal com a Seleção Brasileira em 2008, será o auxiliar.

Algoz do São Paulo nos anos 2000, Alex chega ao São Paulo para realizar o seu primeiro trabalho na carreira de treinador. Com o apoio do presidente Julio Casares e do coordenador de futebol, Muricy Ramalho, o ex-jogador chega para comandar a principal categoria de Cotia, o sub-20.

Como jogador, Alex teve passagens por Palmeiras, Flamengo, Cruzeiro, Coritiba e Fenerbahçe-TUR, além da Seleção Brasileira. O ex-meia irá ocupar a vaga deixada por Orlando Ribeiro, demitido do cargo em fevereiro.

APRESENTAÇÃO DE ALEX

Na coletiva de apresentação, Alex se mostrou empolgado com a oportunidade de iniciar sua trajetória como treinador no São Paulo, citando a estrutura do clube e de Cotia. O agora treinador do sub-20 ainda falou sobre Crespo, demissões e venda de jovens à Europa.

Alex chega ao São Paulo com um contrato de duas temporadas. Foto: Reprodução/SãoPauloFC

Logo na apresentação, Alex rasgou elogios ao clube e disse que o principal objetivo neste início, seria de preparar jogadores para Hernán Crespo e a equipe profissional:

“A ideia é usar o conceito e a história do São Paulo. Nós sabemos como o clube jogou, os jogadores que vestiram essa camisa. Quando falamos em fluidez, um dos primeiros times que vem à cabeça é o São Paulo. O importante é que eu possa desenvolver jogadores que entendam o que o Crespo e sua comissão irão pedir. A ideia será o futebol brasileiro, o que o São Paulo tem como essência, de jogadores com boa qualidade técnica, que tenham coragem, exatamente como os grandes times sempre fizeram”.

TRAJETÓRIA ATÉ O SÃO PAULO

Até chegar ao São Paulo, Alex teve uma trajetória de sete anos longe dos gramados. Ao pendurar as chuteiras em 2014, o ex-atleta teve uma carreira como comentarista nos canais ESPN, que durou até o final do ano passado. Agora, chega ao Tricolor para realizar seu primeiro trabalho como técnico.

– Joguei durante 20 anos, depois busquei a preparação com o que já tinha obtido de experiência. Fui capitão na maioria das equipes que joguei, isso me permitiu estar em contato com as comissões técnicas, trocando ideias no dia a dia. Nos últimos dois anos eu discuti muito, se eu iniciaria a carreira em uma equipe principal, em um centro menor, em uma equipe de aspirante ou propriamente na categoria sub-20. Neste período, conversei com muita gente, até que sentei com o São Paulo, com o Muricy e a conversa se encontrou com as ideias do clube – revelou Alex.

‘NÃO VOU ENSINAR NINGUÉM A JOGAR FUTEBOL’

Sobre a sua função como treinador, Alex teve um discurso de apoio aos seus novos atletas. Como técnico do Sub-20, o ex-meia frisou a importância de ajudar na formação dos jogadores e prepará-los para a chegada ao profissional:

“Minha ideia é desenvolver o jogador e ajudá-lo. Não vou ensinar ninguém a jogar futebol. Se um garoto está na categoria Sub-20 do São Paulo ele já passou por muita coisa e tem a qualidade bem definida. O que posso fazer é não atrapalhá-lo. Hoje tenho a consciência de que meu trabalho no momento é de desenvolvimento dos atletas, para que eles possam alcançar o que sonham desde criança”

Alex, novo treinador do Sub-20 do São Paulo

IDA DE JOVENS PRECOCEMENTE À EUROPA

Gustavo Maia não chegou a estrear pelo profissional do São Paulo. Foto: Divulgação/SavioSoccer

A venda de jovens precocemente, muita vezes antes de atingirem o profissional, também é um tema que circula o São Paulo. Caso recente é o do atleta Gustavo Maia, que saiu diretamente de Cotia para o Barcelona B, sem sequer atuar pelo profissional do Tricolor.

Sobre casos como este, Alex comentou a condição do Brasil de ‘mercado formador’ e ressaltou o seu compromisso na formação dos atletas, apontando a responsabilidade das vendas para a diretoria:

– Infelizmente somos um mercado formador, financeiramente estamos abaixo da Europa. Minha função enquanto treinador do Sub-20 é de oferecer garotos para o time de cima, para o momento que o Crespo precisar, o garoto esteja preparado. O mercado externo é um problema para o presidente e para a diretoria (risos). A minha maior preocupação é desenvolver os garotos – comentou o treinador.

RISCO DE DEMISSÃO?

Sobre os riscos de uma demissão precoce, Alex se mostrou tranquilo e revelou que o São Paulo pretende dar segurança para que o seu trabalho seja desenvolvido:

– Cada um faz um caminho e uma escolha. Sempre fui seguro de fazer as coisas da melhor jeito possível. Olhando o desenvolvimento do futebol brasileiro, hoje, 5 de abril, se formos fazer uma pesquisa, devem ter caído mais de 10 treinadores. Inclusive, com a saída do Jair Ventura do Sport, que há dois meses era festejado por manter a equipe na primeira divisão. Eu não quero ser treinador por dois ou três meses, quero ter consistência. Para isso, preciso ter o mínimo de segurança, para desenvolver minhas ideias. O papo que mais se aproximou daquilo que eu penso, foi o do São Paulo. – argumentou.

ALEX SOBRE COTIA: ‘ESPETACULAR’

Alex se mostrou empolgado com a estrutura oferecida pelo São Paulo, especialmente no seu Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel, em Cotia. Sobre o CT, o novo treinador classificou como ‘espetacular’ e prometeu estar totalmente imerso neste novo desafio:

– Visitei Cotia há um mês. Lá é espetacular. Queria ter 15 anos de novo para ter a oportunidade de estar em lugar como aquele. Saio da entrevista, vou até Cotia para começar o trabalho e lá permaneço até o primeiro dia de folga. Estarei 100% dentro do São Paulo e de Cotia, procurando conhecer cada um da comissão, cada jogador, o desenvolvimento do clube e atletas.

PC DE OLIVEIRA

Alex e PC de Oliveira, do São Paulo.
Alex e PC de Oliveira, novos comandantes da categoria Sub-20 do São Paulo. Foto: Reprodução/SãoPauloFC

Alex chega ao Tricolor com o apoio de PC de Oliveira, multicampeão no futsal, inclusive da Copa do Mundo da modalidade, em 2008.

Na carreira de treinador de campo desde 2017, PC trabalhou por dois anos no profissional da Ferroviária, onde conquistou a Copa Paulista logo no ano de estreia. Em 2019/2020 esteve no comando do Aimoré (RS), onde permaneceu por pouco mais de seis meses, sendo demitido após o Campeonato Gaúcho do ano passado.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram!

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo