Automobilismo

Alfa Romeo anuncia Valtteri Bottas para 2022 e finlandês deixa a Mercedes após cinco anos

Foto: Reprodução/Twitter @F1

Quando começa a segunda metade da temporada da Fórmula 1, os planejamentos para o próximo ano já ficam a todo o vapor e a dança das cadeiras dos pilotos ganha um ritmo mais acelerado. Após Kimi Räikkönen anunciar a aposentadoria na semana passada, a Alfa Romeo já tem o substituto para o finlandês e ele será outro piloto da Finlândia. Valtteri Bottas vai deixar a Mercedes, que deve anunciar George Russell nas próximas horas.

Aos 32 anos, Valtteri Bottas estreou na Fórmula 1 em 2013, pela Willians, onde ficou por quatro temporadas e chegou a ser quarto e quinto colocado no mundial de pilotos. Para 2017, ele já havia assinado sua renovação de contrato com a equipe inglesa, mas uma aposentadoria inesperada de Nico Rosberg, que havia sido campeão em 2016, fez o finlandês rumar para a Mercedes, que dominava com sobras a Fórmula 1.

Nas quatro temporadas anteriores pela Mercedes, Valtteri Bottas nunca conseguiu ser um adversário para seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, como foi Nico Rosberg. Apesar das suas nove vitórias na carreira terem sido pela escuderia alemã, ele conseguiu dois vice-campeonatos em quatro disputas, o que sempre lhe deixou pressionado.

Com 164 provas disputadas na Fórmula 1, Valtteri Bottas soma nove vitórias, 17 poles, 61 pódios e dois vice-campeonatos. Ele foi o finlandês que chegou mais próximo de uma possibilidade de título depois dos campeões Keke Rosberg, Kimi Räikkönen, Mika Häkkinen, que foi bicampeão em 1998 e 1999.

Valtteri Bottas tem mais dez corridas por fazer nesta temporada pela Mercedes. A próxima será o GP de Monza, no próximo domingo (12).

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo