Corinthians

Altos e baixos: Corinthians fecha primeiro turno do Brasileirão com perspectiva de melhora e pior campanha como mandante; veja balanço

Sylvinho em treino do Corinthians
Técnico Sylvinho em sessão de treinamento no CT Joaquim Grava. Foto: Divulgação / Agência Corinthians

Na última terça-feira (07), chegou ao fim o primeiro turno do Brasileirão 2021. O Corinthians encerrou sua campanha na sexta colocação e com um aproveitamento de 49,10%. Mesmo com a posição na parte de cima da tabela e na zona de classificação da pré-Libertadores, o desempenho do Timão foi marcada por altos e baixos na primeira metade do campeonato.

                 

RECORDE NEGATIVO

O empate em sua última partida em Itaquera, contra o Juventude por 1 a 1, não foi suficiente para reverter o saldo negativo para o Corinthians em casa. Como mandante, o Timão finalizou o primeiro turno com sua pior campanha, desde a inauguração de seu estádio em 2014.

Em 2021, a Neo Química Arena foi palco de apenas duas vitórias, três empates e quatro derrotas, somando 09 pontos conquistados dos 27 possíveis; frutos das vitórias contra o Ceará e o Sport, e dos empates contra o Juventude, o Internacional e o São Paulo. Os resultados representam uma porcentagem de 33,33% de aproveitamento. Além disso, o saldo de gols corintiano contou com dez (10) marcados e doze (12) sofridos, equivalendo a um saldo negativo de dois (-2)

Até o momento, a edição de 2020 era a responsável pelo recorde. No ano anterior, o Corinthians contou com três vitórias, quatro empates e duas derrotas em casa, resultando em um total de 13 pontos e um aproveitamento de 48,15% nos nove jogos disputados. O saldo de gols também foi negativo de dois (-2), já que a equipe alvinegra marcou doze (12) e sofreu quatorze (14).

VISITANTE VITORIOSO

Se a fase é ruim em casa, fora dela, pode-se dizer o contrário. O baixo aproveitamento do Corinthians em partidas no Itaquerão é compensado pelos 63%, conquistados em dez jogos como visitante. Foram cinco vitórias, quatro empates e apenas uma derrota (ocorrida em partida contra o Fortaleza), totalizando 19 pontos. Com oito (08) gols marcados e quatro (04) sofridos, o saldo de gols foi de quatro positivo (+4).

PERSPECTIVA DE MELHORA

Em busca de melhorar sua performance no segundo turno, o Corinthians anunciou reforços de peso na última janela de transferências internacional. Giuliano (31), Róger Guedes (24) e os já conhecidos pela torcida corintiana, Willian (33) e Renato Augusto (33), chegaram para reforçar o elenco como titulares e aumentar as chances do Timão de conquistar uma vaga direta para a Libertadores de 2022.

No entanto, como as contratações somente ocorreram a partir de julho, o clube alvinegro contou com seus jovens talentos no primeiro semestre. De acordo com o site especializado em dados Espião Estatístico, vinte e um (21) jogadores do Corinthians com passagem pelas categorias de base da equipe assinaram súmula no Brasileirão 2021.

Destes vinte e um, o zagueiro João Victor (23), o volante Roni (22) e o meia-atacante Vitinho (21) estão entre os 11 jogadores que mais tempo estiveram em campo no primeiro turno do campeonato.

João Victor: 3º lugar – 18 jogos e 1620 minutos dentro de campo

Roni: 9º lugar – 17 jogos e 1005 minutos.

Vitinho: 11º lugar -12 jogos e 622 minutos.

Cabe ao técnico Sylvinho, o desafio de reestruturar o time com os novos e atuais talentos. Além dos filhos do Terrão, estão à sua disposição os veteranos Cássio, Gil, Fagner, Fábio Santos, Gabriel, Jô, entre outros.

Em entrevista coletiva pós-jogo na terça-feira (07), o comandante do Timão falou a respeito da estreia de Róger Guedes e como se dará a construção do elenco principal.

— (…) Vamos buscando essa construção e o melhor time. Temos um elenco que está qualificando, misturando com atletas jovens que vão continuar tendo protagonismo, outros mais experientes que estão respondendo. Todos vão ter espaço. – comentou Sylvinho.

O próximo compromisso do Corinthians é a partida contra o Atlético-GO, pela vigésima (20ª) rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola para o segundo turno do Timão no próximo domingo (12), às 18h15, horário de Brasília, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

Para saber mais e acompanhar tudo sobre seu time do coração, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo