Campeonato Brasileiro

América-MG de Mancini tem menos posse, porém cria mais chances; compare os números

América-MG de Mancini tem menos posse, porém cria mais chances; compare os números
Foto: Estevão Germano / América

A primeira vitória do América-MG chegou. Vagner Mancini completou a terceira partida no comando e já conseguiu dar uma cara ao time. Sua equipe possui menos posse de bola, mas cria mais chances que antes. Essa é uma tendência que vem evoluindo nos últimos jogos.

+Vagner Mancini vê ‘grande atuação’ do América-MG e revela estar próximo de ‘time ideal’

Para comparar a velha e a nova realidade, coloco frente a frente os números de duas partidas fora de casa. Escolhi o jogo contra o Athlético na primeira rodada como recorte de Lisca e esse último contra o Bahia para exemplificar o desempenho de Mancini.

MENOS POSSE, MENOS PASSES

Mancini chegou já dizendo que queria um time mais equilibrado, que jogasse em transição. E isso naturalmente iria refletir nos números. Com o antigo treinador, desde o ano passado, o Coelho ocupava mais o campo de ataque e tinha mais bola no pé.

Contra o CAP, no primeiro tempo o Coelho teve 43% de posse e finalizou o jogo com 44. Já contra o Bahia, foi 26% na primeira etapa, com 29% sendo a porcentagem total. Foram 428 passes trocados no Paraná e 239 em Salvador. Ou seja, proporcionalmente o Alviverde tem metade do tempo com bola.

+Juninho afirma que trabalho no América-MG de Mancini ‘tem tudo pra dar certo’ e ressalta importância da vitória

No recorte das três partidas de Vagner, houve uma regressão geral da posse. Contra o Juventude, o Coelho teve 54%, já contra o Inter, 41%.

MAIS CHANCES, MAIS CHUTES E MAIS GOLS

Os números mais gritantes são os de chances criadas. Com Lisca, a equipe geralmente era sempre muito organizada e jogava bem, mas não conseguia fazer gols. Com o novo treinador, o América voltou a fazer quatro gols em um jogo depois de 10 anos.

Contra o Athlético, foram 14 chutes, com apenas uma chance criada e quatro chutes no gol. Já contra o Bahia, foram 18, com oito chutes no gol, o dobro. Além disso, criou ontem cinco grandes chances.

Em termos de gols, são seis marcados em três jogos. O time com Lisca passou as três primeiras rodadas sem marcar.

+Atuações ENM: Juninho Valoura e Ribamar comandam vitória do América-MG contra o Bahia

Ribamar e Juninho Valoura são os destaques individuais dessa nova fase. Ambos possuem dois gols, mas Valoura ainda contribuiu com duas assistências. É sem dúvida o mais influente jogador nesse novo esquema de jogo, além de ser responsável por todas as bolas paradas.

Os dados todos foram retirados do Sofascore

O América-MG busca seguir a boa fase contra o Santos neste sábado (03), às 19 horas da noite.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo