Flamengo

Análise: Dez opções que podem substituir Gerson no Flamengo

Gerson - Flamengo
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

POR MATHEUS COSTA E LUIZ EDUARDO PORTO

No dia 19 de julho de 2019, o Flamengo apresentou um dos primeiros reforços da Era Jorge Jesus. Formado no rival Fluminense, Gerson chegava ao Rubro-Negro depois de uma experiência abaixo do esperado na Europa e era adquirido por cerca de 11,5 milhões de euros para atuar com o Manto Sagrado. Quase dois anos depois, o sucesso foi tão estrondoso que o “Coringa” acabou negociado com o Olympique de Marselha por cerca de 20 milhões de euros e irá se despedir do clube nesta quarta-feira (23), contra o Fortaleza, no Maracanã.

Quando surgiu no Fluminense, Gerson atuava mais avançado. Seja como um meia ou como um ponta, o jovem jogador chamou a atenção dos times europeus e acabou negociado com a Roma na época. Ao chegar, não recebeu muitas chances e atuou em apenas 11 jogos. Na segunda temporada, foi mais utilizado e atuou em 31 oportunidades, mas não rendeu o esperado. Na temporada seguinte, acabou emprestado para a Fiorentina, onde teve a primeira experiência na posição que encantou o Brasil, mas foi afetado pelo desempenho ruim da “Viola” na tal temporada.

Ao chegar no Flamengo, Jorge Jesus seguiu a tendência e utilizou Gerson em sua posição original. Em sua segunda partida, o atleta foi utilizado como ponta direita na derrota para o Emelec nas oitavas de final da Copa Libertadores e teve um desempenho muito ruim, assim como toda a equipe. Ao longo dos treinos, o português encontrou a posição perfeita para o “Coringa”, que assim como a carta do baralho, se destaca pela versatilidade de funções e posições que pode desempenhar. Como segundo volante, atuando como um armador recuado, o brasileiro escreveu seu nome na história do clube.

+ Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter e Instagram.

Em um esquema tático de pressão, velocidade e intensidade alta como exigia Jorge Jesus, Gerson foi a peça central que fez tudo se encaixar. Com ótima qualidade de passe, visão de jogo, controle de bola e imposição física, o meia, agora mais recuado, foi o general do miolo central do campo. Controlando as ações, a distribuição de jogo e o ritmo, o camisa 8 faz a transição defensiva com maestria, por ora acionando os alas, outrora abrindo o jogo buscando os pontas. Ninguém conseguiu sequer chegar perto da eficiência do “Coringa” no meio-campo rubro-negro.

O sucesso chamou a atenção de clubes europeus e de Jorge Sampaoli, que após duas temporadas no Brasil, aceitou o convite do Olympique de Marselha, deixou o país e quis levar um de seus melhores jogadores – e conseguiu. Agora, o Flamengo, que tem noção da dificuldade de encontrar um jogador com as características de Gerson no mercado, mapeia as opções possíveis para reforçar o setor, que já conta com ótimas opções em Thiago Maia e João Gomes, por exemplo.

Diversos nomes foram ventilados no Ninho do Urubu ao longo das últimas semanas, principalmente após a confirmação oficial da negociação entre Gerson e o clube francês. O último deles foi o brasileiro Thiago Mendes, volante do Lyon, que começou a ser monitorado pela diretoria do Flamengo. Por isso, o Esporte News Mundo resolveu listar dez nomes que representam boas oportunidades de mercado e podem agregar valor importante ao setor do meio-campo do Flamengo para suprir a saída de Gerson.

1 ) Renato Augusto – Meia, 33 anos, Beijing Gouan-CHI

Renato Augusto atuando com a camisa do Beijing Gouan, da China (Foto: Imago Images)

De todos os nomes disponíveis no mercado, Renato Augusto é, sem dúvidas, a maior e melhor oportunidade que a diretoria do Flamengo pode aproveitar. Sem conseguir voltar à China por conta das restrições sanitárias do Covid-19, o meia, que é revelado nas categorias de base da Gávea, conversa com o Beijing Gouan para rescindir o seu contrato, que é válido até o final de dezembro. O meia está no Rio de Janeiro e treina para manter a preparação física enquanto aguarda por uma definição.

Em alto nível desde que deixou o Brasil ao ser negociado pelo Corinthians com o time chinês, Renato carrega muitas das características de Gerson. Controle de bola, capacidade de organização no meio-campo e a imposição física fazem com que o atleta de 33 anos seja uma ótima alternativa para suprir o camisa 8. Além disso, ele é identificado com o Flamengo e nunca deixou de admitir a vontade de retornar ao clube. Desde que deixou o clube em 2008 ao ser vendido para o Bayer Leverkusen, esta é a melhor oportunidade desde então para que a volta ao clube que o revelou aconteça.

2) Paulinho – Meia, 32 anos, sem clube

Paulinho rescindiu seu contrato com o Guanghzou Evergrande e está livre no mercado (Foto: Imago Images)

Outra grande oportunidade de mercado é o meia Paulinho, de 32 anos e que rescindiu seu contrato com o Guanghzou Evergrande por não conseguir retornar à China por conta das restrições sanitárias impostas pelo país devido a pandemia do Covid-19. O vínculo já foi desfeito e o ex-jogador da Seleção Brasileira está livre no mercado para acertar com um novo time.

Um dos melhores box-to-box dos últimos tempos no futebol brasileiro, Paulinho é um jogador de muita imposição física e que sempre aparece como uma grande opção na área adversária, infiltrando como elemento surpresa. Além disso, possui grande passe, é rápido e possui uma capacidade defensiva até maior que a de Gerson. Logo, sem clube, seria uma ótima opção para o departamento de futebol rubro-negro analisar.

3) Arturo Vidal – Volante, 34 anos, Internazionale de Milão-ITA

Arturo Vidal em ação pela Seleção Chilena (Foto: Thiago Ribeiro/AGIF/Photosport via Imago Images)

O namoro entre Arturo Vidal e Flamengo já não é de hoje. O chileno já admitiu inúmeras vezes sua vontade de atuar pelo Rubro-Negro e, em baixa na Europa, deve deixar a Inter de Milão nesta janela de transferências. Com a idade avançada, cada vez mais se especula sobre um possível retorno do volante ao continente sul-americano, e talvez seja a oportunidade do clube carioca tomar atitude.

Assim como Paulinho, Arturo Vidal é um volante de imposição física e que consegue comandar o meio-campo com seu vigor físico. Com o avanço de sua idade, o chileno tem avançado cada vez menos ao ataque, mas ainda mostra um nível alto de futebol. No Brasil, sobraria com facilidade. Talvez seja hora do namoro virar casamento.

4) Pablo Galdames – Volante, 24 anos, Vélez Sarsfield

Pablo Galdames vem ganhando espaço na Seleção Chilena (Foto: Andres Pina/Photosport via Imago Images)

Contrariando os três primeiros nomes citados, trazemos um jovem muito promissor e de muita qualidade. O chileno Pablo Galdames, de apenas 24 anos, é um dos melhores jogadores da nova safra de jogadores do Chile e vem conquistando seu espaço na seleção. O atleta não chegou a um acordo sobre a renovação de contrato com o Vélez Sarsfield, onde era titular absoluto, e deixará o clube no final de junho.

Um volante técnico, de ótimo passe e grande leitura de jogo, Galdames pode qualificar ainda mais o controle do meio-campo do Flamengo. Sem tanta imposição física, o chileno é um talismã jovem e que podem render ótimos frutos ao Rubro-Negro no futuro, mesmo que para contratá-lo, o clube carioca deve enfrentar adversários europeus.

5) Thiago Mendes – Volante, 29 anos, Lyon-FRA

Thiago Mendes chegou ao Lyon em 2019 e vem tendo destaque (Foto: Imago Images)
Thiago Mendes chegou ao Lyon em 2019 e vem tendo destaque (Foto: Imago Images)

Uma das operações mais complicadas a serem citadas nesta lista é justamente o jogador que o Flamengo já está monitorando. O volante Thiago Mendes, do Lyon, é um dos nomes na mesa do departamento de futebol do clube carioca. No entanto, o clube francês não parece disposto a facilitar a vida do atleta, que foi um dos mais atuou na equipe ao longo da temporada.

Jogando um pouco mais recuado do que Gerson, Thiago é um construtor recuado que faz a transição direta entre defesa e meio-campo. Bom passe, boa visão de jogo e capacidade defensiva notória fazem do brasileiro uma boa tentativa do Flamengo para suprir a saída do camisa 8. O Rubro-Negro possui dois grandes trunfos na negociação: a proximidade entre o jogador e o técnico Rogério Ceni, que atuaram juntos nos tempos de São Paulo, e o futuro incerto do brasileiro. Afinal, sem treinador e com grandes atuações da dupla Bruno Guimarães e Lucas Paquetá, pode sobrar para o experiente brasileiro uma nova oportunidade na carreira.

6) Fernandinho – Volante, 36 anos, Manchester City

Fernandinho está de saída do Manchester City (Foto: Peter Powell via Imago Images)

Um dos maiores nomes da história do Manchester City, o volante Fernandinho está de saída do clube após uma trajetória de deixar inveja. Aos 36 anos de idade, o experiente brasileiro considera um retorno ao futebol brasileiro embora ainda tenha mercado na Europa. E com a imagem manchada devido as experiências na Seleção Brasileira, uma ida ao Flamengo pode ser ideal para um novo começo.

Jogador de altíssimo nível tanto defensivamente como na criação de jogadas, o experiente atleta foi um dos melhores jogadores a atuarem sob o comando de Pep Guardiola, segundo o mesmo. E isso já diz muito. Mesmo atuando como um primeiro volante, o brasileiro certamente está muito acima do nível do futebol brasileiro e resolveria muito dos problemas do setor defensivo do Flamengo.

7) Fernando – Volante, 33 anos, Sevilla-ESP

Fernando atua pelo Sevilla desde 2019, mas possui somente mais um ano de contrato (Foto: Jose Miguel Fernandez via Imago Images)

Uma das possibilidades de investimento relativamente baixo que o Flamengo pode realizar na próxima janela de transferência é o volante Fernando, que atua pelo Sevilla. Com apenas mais um ano de contrato e 33 anos de idade, rumores indicam que o brasileiro pode ser negociado ainda nesta janela de transferências e seu valor de mercado não é considerado muito alto.

Marcador imponente e de ótima presença física, Fernando também é agraciado pela capacidade de construir o jogo com a bola nos pés partindo da defesa, sendo versátil e também atuando mais avançado como segundo volante. Possui uma grande carreira construída na Europa e pode ver um retorno ao futebol brasileiro após 14 anos com bons olhos, principalmente para vestir a camisa do Flamengo.

8) Matheus Fernandes – Meia, 22 anos, Barcelona-ESP

Matheus Fernandes não será utilizado pelo Barcelona e deixará o clube na janela de transferências (Foto: R. Garcia via Imago Images)

Sempre atento a boas oportunidades de mercado, o Flamengo deveria considerar o nome do brasileiro Matheus Fernandes. Revelado pelo Botafogo, negociado ao Palmeiras e vendido ao Barcelona, o jovem meia foi pouco aproveitado no clube catalão e no Real Valladolid, onde atuou em apenas três jogos na temporada em que o time foi rebaixado. Inclusive, ele retorna ao Camp Nou do empréstimo, mas não irá permanecer e será novamente negociado. O Flamengo pode fisgar um jovem promissor, de custo relativamente baixo e sem mercado na Europa.

Matheus chamou atenção ao surgir no Botafogo pelo conjunto de qualidades que apresentou mesmo com pouca idade. Bom passe, bom controle de bola e uma ótima capacidade de criar jogadas, além de ser um jogador muito ágil e prestativo na marcação, Fernandes durou pouco no Brasil e logo foi negociado. Sem espaço, um empréstimo para o Flamengo pode ser útil para todos envolvidos e a possibilidade de gerar retorno técnico é alta.

9) Walace – Volante, 26 anos, Udinese-ITA

Walace em ação pela Udinese (Foto: Marco Canoniero via Imago Images)

O torcedor rubro-negro que acompanha o noticiário do clube sabe que o volante Walace, da Udinese, tem seu nome ventilado como possível reforço do Flamengo há anos. Com a saída de Gerson, ao que tudo indica, a oportunidade perfeita para que a paquera dê em algo concreto chegou. A Udinese vive péssima fase no Campeonato Italiano e o valor de mercado do atleta gira em torno de 5 milhões de euros. Logo, a chance do clube carioca fazer um investimento de qualidade é real.

Alto, forte e inteligente, Walace se destaca por ser um construtor refinado e que comanda o meio-campo com facilidade. Com muitas características similares as de Gerson, o volante revelado pelo Grêmio traz todos os fatores que podem fazer com que o sistema do treinador Rogerio Ceni receba uma alternativa luxuosa e que entregue o valor técnico para manter a intensidade e o controle exercido contra os adversários.

10) Otávio – Volante, 27 anos, Bordeaux-FRA

Otávio, do Bordeaux, não atua desde janeiro devido a lesão e possui contrato até 2022 (Foto: FEP/Panoramic via Imago Images)

Um dos líderes em desarmes das últimas duas temporadas na Ligue 1, da França, o brasileiro Otávio possui o futuro indefinido no Bordeaux. Isto se deve a ruptura do tendão de aquiles sofrida em janeiro, que tirou o jogador de grande parte da temporada e fez com que o clube fosse ao mercado para buscar reposição. Com mais um ano de contrato restante, o volante surge como uma opção no mercado.

Otávio chamou atenção no futebol brasileiro atuando pelo Athletico-PR e foi um dos grandes pilares do time paranaense enquanto atuou por lá. Muito bom defensivamente e com um passe refinado, o volante é mais uma opção no mercado europeu que pode trazer qualidade e segurança para Rogério Ceni.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo