Análise: a importância do planejamento no SPFC

Após vencer sua primeira decisão, Crespo desabafa: 'O amor que o São Paulo me deu é gigante e esse é o meu modo de demonstrar'

O São Paulo quebrou um longo jejum de títulos. Desde 2012, com a conquista da Sul-Americana, o Tricolor passou um longo período sem conquistas. O campeonato estadual tira esse peso, e é fruto de um planejamento.

No Brasil, é extremamente comum que um técnico seja contratado sem critérios relacionados à proposta de jogo tanto na ideia do profissional, quanto do clube. Com Hernán Crespo, a escolha foi criteriosa em benefício da estrutura de jogo proposta pelo argentino, respaldado pela nova diretoria.

O resultado tem sido bom, à principio, mas é extremamente importante destacar que o calendário apertado pode criar dificuldades para a equipe ao longo da temporada. É necessário que, caso isso aconteça,

Crespo utiliza princípios trabalhados anteriormente por Diniz, e isso facilita a transição de trabalho entre os dois técnicos, já sendo um fator citado, inclusive, pelo próprio treinador atual. Isso é fundamental para que não aconteça uma ruptura tão grande, e que o sucesso esteja sendo mais imediato.

Ramírez, no Inter, enfrenta ruptura grande com o trabalho de Abel Braga, e isso dificulta o processo de adaptação. Tiago Nunes, no Grêmio, passa por situação semelhante à de Crespo, com ruptura menor em relação ao trabalho do técnico anterior.

A compreensão do contexto, análise e planejamento são fatores fundamentais para que o trabalho de longo prazo seja desenvolvido em qualquer clube. O São Paulo mostra que vai no caminho certo, e pode retomar o caminho de conquistas mais frequentes.

Confira a análise sobre as características do planejamento tricolor e o que esperar em relação à execução dessa estrutura proposta pela diretoria.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo