Grêmio

Análise: as opções de Renato Portaluppi com César Pinares

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio sofreu por algum momento com a falta de criatividade no meio-campo. Com ausência de jogadores importantes, o tricolor viu seu rendimento cair. Visando não passar por isso novamente, o Tricolor foi ao mercado e contratou César Pinares, jogador que dá opções diferentes para Renato Portaluppi montar o time.

                 

Depois de desembolsar 1,5 milhões de dólares, o atleta de 28 anos vestirá a camisa Tricolor por dois anos. O jogador pode fazer sua estreia hoje contra o Corinthians, depois de voltar da seleção chilena. Na sua apresentação, Pinares falou onde pode jogar.

– Eu tenho a possibilidade de jogar no meio-campo como centralizado e por fora também. Obviamente, baseado no que o técnico pode pedir das minhas características. Não teria problema de jogar no centro do campo ou por fora – disse.

Entretanto, pelas últimas entrevistas de Renato Portaluppi, o comandante já demonstra como pensa utilizar o jogador.

– Quanto mais opções eu ganhar, melhor. O Jean Pyerre estávamos tentando recuperar o mais rápido possível. O César (Pinares) é mais um jogador da posição que vai ajudar. O Churín também chegou para ajudar – revelou.

Movimentação e números em 2020

Mesmo se pondo à disposição do comandante para atuar onde precisar, observarmos que Pinares vinha atuando na Universidad Católica e seleção chilena como meia aberto pela direita. Sendo assim, O jogador canhoto que tem bom passe e visão de jogo, atuava como um “falso ponta”, trazendo o jogo para dentro e atuando como mais um jogador de meio-campo. Também pode atuar como meia interior em um 4-3-3.

Mapa de calor de Pinares na Universidad Católica em 2020 – SofaScore

Essa movimentação específica é muito parecida com o que Alisson faz na equipe gremista. Partindo desse pressuposto, comparamos os números de Jean Pyerre e Alisson com os de Pinares em 2020. Segundo dados do WyScout, Jean Pyerre lidera a maioria das estatísticas por média de 90 minutos. Confira os números:

GOLS (p/90)
Jean Pyerre 0.2
Alisson 0.07
Pinares 0.21

ASSISTÊNCIAS
Jean Pyerre 0.07
Alisson 0.23
Pinares 0.1

PASSES
Jean Pyerre 67.9
Alisson 40.63
Pinares 37.63

AÇÕES TOTAIS
Jean Pyerre 97.1
Alisson 78.33
Pinares 75.62

PASSES P/ TERÇO FINAL
Jean Pyerre 12.48
Alisson 4.36
Pinares 6.03

Quais alternativas Pinares pode acrescentar?

Entretanto, tem um adendo: na Universidad Católica, a movimentação dos jogadores era mais “restrita”, respeitando suas posições e funções, diferente do time de Renato Portaluppi.

Desse modo, com o novo camisa 21 gremista sendo utilizado mais centralizado, é possível que estes números cresçam, pelo motivo de que o meia armador no time de Renato é sempre uma figura central de jogo e com liberdade de movimento, vide Jean Pyerre, que em muitos momentos recua até a base da jogada para ajudar na construção com os volantes.

Já atuando aberto, o jogador terá mais responsabilidades defensivas. Contudo, com a nova movimentação do time de Renato Portaluppi na fase ofensiva, quando abre os laterais dando amplitude e profundidade e traz os pontas para dentro para flutuar, armar e tabelar, Pinares também terá grande participação na construção. Desse modo, o jogador acrescenta novas alternativas para o comandante buscar títulos em mais uma temporada.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo