Campeonato Brasileiro - Série B

Análise: As semelhanças e as diferenças entre Avaí e Figueirense na Série B

Foto: Patrick Floriani/FFC

Os dois clubes da capital catarinense, Avaí e Figueirense, passam por um momento parecido e, ao mesmo tempo, distinto na Série B 2020. Apenas quatro pontos separam os times comandados por Geninho e Elano, em 11º e 17º respectivamente. Com dois plantéis diferentes, o Esporte News Mundo analisou e comparou as campanhas até a atual 9ª rodada do campeonato nacional.

Muita expectativa e poucos resultados

Uma das semelhanças dos clubes rivais é o momento que enfrentam, mesmo que cada um tenha sua peculiaridade. O Avaí, por exemplo, começou a planejar o ano de 2020 ainda no decorrer da temporada de 2019. Com dinheiro em caixa e as contas em dia, a diretoria apostou em grandes nomes, como Valdívia, Ralf, Bruno Silva e Rildo, além das metas traçadas.

– Ano que vem é ganhar a Recopa, o Catarinense e passar de quatro fases da Copa do Brasil por conta do caixa, para chegar na Série B e contratar a “cereja do bolo”, para conquistar o título. Ano que vem queremos brigar por títulos, principalmente da Série B. Quando monta time forte, sempre brigamos e subimos para a Série A. É mirar o título, ficar entre os quatro também sobe, mas nosso pensamento tem que ser o título”, comentou Marquinhos, ainda em 2019.

A expectativa, principalmente da torcida, era enorme. Mas a perda da Recopa, a desclassificação nas quartas de final do Catarinense e na primeira fase da Copa do Brasil, trouxeram problemas para o Leão. As trocas de treinadores – Geninho é o terceiro técnico do Avaí em 2020 – também atrapalharam a continuidade do trabalho no clube azurra. Já na Série B, amarga a 11ª colocação, com apenas três vitórias em nove jogos, o que resultou em protestos da torcida nas redes sociais e presencialmente.

Valdívia ainda não rendeu o esperado com a camisa do Avaí. Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC

A principal cobrança é a forma em que o time vem jogando. Transições lentas, falta de criatividade, setores defensivo e ofensivo abaixo, medalhões não correspondendo, falta de padrão de jogo. Estes são alguns dos problemas que o Avaí anda encontrando na competição. A falta de regularidade fez com que o clube não conseguisse engatar, neste começo, mesmo com um dos melhores elencos da Série B. Hoje, está a quatro pontos do primeiro time do Z4, justamente o Figueirense.

Reestruturação complicada

A crise do Figueirense está instaurada há alguns anos, mas teve seu pico na temporada de 2019. Devido a isso, 2020 foi considerado o ano da reestruturação. Todos os ambientes do clube estão passando por esse processo, principalmente a diretoria, o financeiro e o elenco. Sem dinheiro em caixa, o alvinegro não fez grandes contratações como o Avaí, para não fugir de seu orçamento. Entre os nomes mais conhecidos, estão: Sidão, Arouca, Marquinho e Lucas – este último rescindiu seu contrato em agosto.

A torcida do Furacão, assim como a do Leão, apoiou o clube no começo da temporada. Mas a também desclassificação nas quartas de final do Catarinense e na terceira fase da Copa do Brasil, além do desempenho ruim dos jogadores mais experientes, começaram a pesar. Com atuações desastrosas e sem perspectiva de melhora, o clube alvinegro também trocou de técnico. Elano pegou a equipe na 6ª rodada, com apenas uma vitória na Série B. Com muitos jogos em poucos dias, o treinador ainda não conseguiu um resultado positivo: são dois empates e duas derrotas.

Na zona de rebaixamento, com seis pontos, o Figueirense sofreu um episódio terrível há 12 dias. Um grupo de torcedores foi protestar, de forma violenta, no Orlando Scarpelli, uma vez que os resultados não são satisfatórios. Porém, pela primeira vez desde que assumiu o Furacão, o técnico Elano tem um espaço de tempo para trabalhar. Cerca de 10 dias separaram o último confronto (8) do próximo, dia 19. Nesta partida poderá ser observado melhor o estilo de jogo do treinador, que precisa da vitória para respirar.

Semana cheia de treinos é a primeira desde que Elano chegou ao Figueirense. Foto: Patrick Floriani/FFC

Dificuldade em casa

Avaí e Figueirense sempre foram fortes atuando em seus respectivos estádios. Mas nos últimos tempos, o fator casa não vem sendo favorável. No período de um ano e um mês (18 de agosto de 2019 a 17 de setembro de 2020), o Leão teve apenas seis vitórias em 23 jogos na Ressacada. Os números são referentes ao Campeonato Brasileiro Série A 2019, Recopa Catarinense 2020, Campeonato Catarinense 2020 e Campeonato Brasileiro Série B 2020. Deve-se considerar a paralisação do futebol devido à pandemia do novo coronavírus, mas os números continuam preocupantes.

E o aproveitamento do Furacão é ainda pior. No mesmo período citado acima, foram apenas quatro vitórias em 23 jogos no Scarpelli. Os números englobam o Campeonato Brasileiro Série B 2019 e 2020, o Campeonato Catarinense 2020 e a Copa do Brasil 2020. O setor defensivo, até então o melhor da primeira fase do estadual deste ano, foi sofrendo cada vez mais gols, chegando a ser vazado sete vezes em dois jogos seguidos. Enquanto isso, o ataque não marca, atualmente, há 5 jogos.

O Avaí tem a oportunidade de melhorar esses números já nesta rodada, neste domingo (20), contra o Sampaio Corrêa. O jogo acontecerá na Ressacada, às 11h. Já o Figueirense só jogará no Orlando Scarpelli no próximo sábado (26), contra o Guarani. A partida também será às 11h.

PARA SABER TUDO SOBRE OS TIMES DE SANTA CATARINA, SIGA O ESPORTE NEWS MUNDO NO TWITTERINSTAGRAM FACEBOOK.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo