Athletico

Análise: Em meio maratona de jogos, banco de reservas aparece como principal dor de cabeça de António Oliveira

Foto: José Tramontin/Athletico

Mesmo após o empate em 2 a 2 com o Red Bull Bragantino, no último sábado (10), pelo Campeonato Brasileiro, o Athletico segue fazendo uma boa campanha e está dentro do G-4 da competição. A equipe só perde posição, ainda, nesta 11ª rodada se o Fortaleza vencer seu duelo. Com 20 pontos, o Athletico se mostrou como um dos postulantes a terminar entre as melhores equipes no Brasileirão, mas a maratona intensa de jogos pela Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, fará António Oliveira quebrar a cabeça para conseguir com que os atletas que saem do banco de reservas rendam mais.

Nas próximas quatro semanas, o Furacão só entra em campo pelo Brasileirão no fim de semana, deixando as janelas do meio de semana para os duelos nas copas, com isso a rodagem do elenco deve aumentar, então António Oliveira esbarra na falta de efetividade de quem sai do banco durante as partidas e agora vão virar titulares como mais frequência. Tirando os jogos contra Juventude (2ª rodada) e Fluminense (8ª rodada), onde o treinador poupou alguns titulares que entraram e marcaram, apenas na rodada de estreia o Athletico teve um jogador que saiu do banco de reservas e contribuiu com gol. Na ocasião, Carlos Eduardo entrou aos 15 minutos da etapa final e marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o América-MG.

Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Quando algum jogador fora dos 11 que mais vezes iniciaram partidas como titular e são considerados a base da equipe, inicia como titular, os números melhoram muito pouco. Em duas ocasiões quando António Oliveira poupou peças, as suas reposições marcaram gols. A primeira foi na vitória diante do Juventude na segunda rodada, quando Jadson fez dois gols para o Athletico e na 10ª rodada, quando o escolhido pelo treinador, Fernando Canesin, marcou o gol da equipe na derrota para o Santos. 

As peças do banco de reservas devem ser mais uma vez testadas, já que o Furacão no próximo duelo viaja até a Colômbia. Entretanto, o lado positivo do calendário do Athletico, é que dos próximos quatro adversários no Brasileirão (Ceará, Internacional, Atlético-MG e São Paulo), três também terão confrontos no meio semana antes e depois de enfrentar o Rubro-Negro, com isso a grande tendência é que quando António Oliveira tiver que poupar, o Athletico enfrente equipes que também estão vivendo um grande número de jogos em sequência. 

Se o elenco do Athletico vai poder ajudar a equipe a ficar na parte de cima da tabela, os próximos jogos devem ser decisivos para isso. A equipe de António Oliveira volta aos gramados na próxima terça-feira (13), às 21h30, fora de casa, na Colômbia, diante do América de Cali, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo