Flamengo

Análise: Características táticas de Flamengo x Vélez

Bruno Henrique em ação pelo Fla (Marcelo Cortes/Flamengo)

Na primeira partida entre as equipes, boa vitória do Fla na Argentina por 3 a 2. Na ocasião, o rubro-negro apresentou falhas na marcação, além de erros individuais. Apesar disso, foi também o primeiro jogo em que alguns ajustes propostos por Rogério para corrigir problemas do time foram feitos.

O primeiro gol da equipe argentina sai em uma bola em profundidade. A amplitude defensiva do Flamengo era muito curta, e o Vélez buscava posicionar atletas mais abertos para atacar em diagonal, direcionados para o gol, levando perigo para Diego Alves.

Nessa partida, o Vélez mostrou alguma dificuldade ao fazer a saída da defesa após uma bola levantada na área. No gol de Arão e no lance desperdiçado por Éverton Ribeiro, os defensores não fizeram movimentos coordenados, deixando os atletas em condição excelente para finalização. Essa situação deve se repetir na partida do Maracanã, e pode servir para o rubro-negro matar o confronto.

Um grande problema do time carioca é o jogo pouco compacto. Com Gerson e Diego, além de Arão na zaga, é necessário que a equipe tenha uma compactação melhor, principalmente entre as linhas de meio e defesa. Caso contrário, o adversário pode encontrar muito espaço e pouco combate defensivo, principalmente no último terço de campo.

É uma situação recorrente, mas foi possível observar uma mudança de postura na última partida, diante do Flu. O Flamengo se apresentou melhor naquela ocasião, principalmente no primeiro tempo, conseguindo neutralizar espaços de jogo do Tricolor, por conta dessa boa compactação.

Ajustes feitos, aos poucos, para uma evolução em mais uma temporada que promete títulos ao Flamengo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo