Futebol americano

Análise da situação dos quarterbacks calouros de primeira rodada; Quem larga na frente?

Quarterback Mac Jones
Foto: Eric J. Adler/New England Patriots

A classe de quarterbacks de 2021 já está na história. Foram cinco selecionados na primeira rodada, igualando as marcas de 1999 e 2018, e ficando atrás de 1983, quando seis jogadores foram escolhidos.

Os cinco jovens “QBs” já fizeram suas estreias em jogos de Pré Temporada e puderam mostrar para os técnicos e torcedores um pouco do que são capazes de produzir. A expectativa sobre eles é gigantesca e a tendência é que, ao longo do ano, todos vão acabar como titulares em suas equipes.
Veja como está a situação para cada um deles e o que esperar durante a primeira temporada na NFL

Trevor Lawrence

Depois de ser campeão nacional do College Football como um “Freshman” em 2019 jogando pelos Clemson Tigers, todo mundo sabia que Trevor seria um dia a primeira escolha do Draft. Considerado por muitos uns dos melhores prospectos de todos os tempos, “Sunshine”, como foi apelidado, foi escolhido pelo Jacksonville Jaguars na escolha número um. O novo treinador da franquia, Urban Meyer, disse no início dos treinamentos que seria uma disputa aberta entre o calouro e Garder Minshew, mas na quarta-feira (25/08) foi anunciado que Trevor Lawrence seria o titular da equipe na primeira semana.

O time conta com DJ Chark, Laviska Shenault e Marvin Jones Junior como os principais recebedores, além de James Robinson como running back. O também calouro de primeira rodada e companheiro na faculdade, Travis Etienne se machucou e fica fora dessa temporada. A linha ofensiva preocupa, mas não é uma unidade sem esperança de evolução. Com isso, a expectativa é que Trevor Lawrence eleve imediatamente a franquia da Flórida de patamar, mostrando porque ele foi um prospecto tão antecipado nos últimos anos.

Zach Wilson

Zach Wilson teve uma das maiores ascensões pré Draft da história recente. Jogando em BYU, um programa de pouca relevância no cenário do futebol americano universitário, o jovem se destacou de maneira absurda. Com jogadas plásticas e demonstrando muita força e precisão no braço, chamou a atenção do New York Jets e foi a segunda escolha geral do recrutamento. Ele chega para substituir Sam Darnold, e a nova comissão técnica da franquia garantiu que faltem menos peças para seu ataque do que para o seu antecessor.

Chegaram os “Wide Receivers” Corey Davis, via “free agency”, e Elijah Moore, escolhido no início da segunda rodada do Draft. Além disso, a linha ofensiva deve seguir evoluindo com mais um ano de experiência para o “Left Tackle” Mekhi Becton e a chegada do “Guard” calouro de primeira rodada Alijah Vera Tucker. A expectativa sobre ele é muito alta, já que desde o momento em que foi escolhido já se sabia que ele seria o titular na primeira semana da temporada. Com um bom grupo de recebedores e uma linha ofensiva em ascensão, podemos esperar bons momentos do calouro já no seu primeiro ano.

Trey Lance

Por jogar na “segunda divisão” do futebol americano universitário, Trey Lance foi o único dentre os cinco “Quarterbacks” selecionados na primeira rodada que não jogou uma temporada, de fato, ano passado. Ele jogou apenas um jogo isolado, já que a divisão em que a sua faculdade atuava decidiu não realizar os jogos. Mas o San Francisco 49ners ficou satisfeito com o que viu em 2019 e pagou três escolhas de primeira rodada para Miami e subiu no Draft para selecionar o jovem.

Trey possui um perfil atlético muito raro, tendo velocidade, força, agilidade e principalmente talento no braço. Um prospecto fisicamente perfeito. Ele vai começar a temporada na reserva de Jimmy Garoppolo, mas os 49ners já avisaram que vão utilizar desse atleticismo em pacotes ousados nessa temporada, e se o titular não estiver bem, o menino vai roubar a posição.

Justin Fields

Numa das maiores surpresas do Draft, o Chicago Bears trocou com o New York Giants e subiu para selecionar o seu “Quarterback” do futuro. Justin Fields era cotado como segundo melhor jogador da classe antes da última temporada universitária, atrás apenas de Trevor Lawrence. Muita coisa aconteceu, Zach Wilson teve uma temporada histórica, e o QB de Ohio State teve alguns problemas na visão dos observadores de times, o que fez com que ele caísse no recrutamento.

Mas os Bears viram uma oportunidade única de garantir um prospecto excelente e assim o fizeram. O jovem é provavelmente o mais veloz dentre os cinco, e possui um potencial muito interessante, tendo sido muito polemica a queda vertiginosa que ele teve. Andy Dalton vai começar a temporada como titular, mas Justin Fields tem tudo para ser o futuro da franquia.

Mac Jones

Mac Jones foi campeão nacional do futebol americano universitário da última temporada por Alabama, teve números fantásticos durante o ano e jogou muito bem nos momentos mais decisivos da temporada. Mesmo assim, muitos duvidaram da capacidade do Quarterback e até zombaram da possibilidade dele ser escolhido na terceira escolha, depois de alguns rumores indicarem que ele seria o preferido do técnico de San Francisco, Kyle Shanahan.

O jovem acabou caindo no colo de Bill Belichick, que não deixou a oportunidade passar. Depois de três ótimos jogos na pré temporada e um bom período de treinamento, a equipe de New England decidiu cortar Cam Newton e nomear Mac Jones o titular desde o início da campanha. Os Patriots investiram muito dinheiro no mercado de contratações, principalmente no ataque.

Os novos recebedores de Jones serão Nelson Agholor e Kendrick Bourne, além de Jakobi Meyers que permanece do ano passado. A linha ofensiva que já era forte conta com o retorno do Tackle Trent Brown, e o destaque fica para a dupla de novos Tight Ends, Hunter Henry e Jonnu Smith. É mais um dos calouros que conta com um grupo de recebedores interessantes, mas como ele também conta com um dos maiores ( se não for o maior) técnicos da história dos esporte, pode acabar guiando seu time para a melhor temporada dentre eles.

A classe de Quarterbacks de 2021 já está na história por si só. Agora vamos observar mais dessa história sendo escrita.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo