Botafogo

Análise: derrota para o Inter reflete um Brasileirão inconsistente do Botafogo

Vitinho em campo durante (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A equipe de Davide Ancelotti tem alternado entre partidas boas e ruins

Foto: Vitor Silva/Botafogo

Após uma vitória suada contra o Bahia, o Botafogo foi para a Data-Fifa em baixa, depois de perder para o Internacional por 2 a 0, no Beira-Rio. Alan Patrick e Vitinho marcaram os gols do confronto. A derrota apenas ilustra um campeonato inconsistente do Alvinegro em resultados e em atuações. 

Por conta dos desfalques, Davide Ancelotti optou por escalar David Ricardo de lateral-esquerdo, enquanto o recém-chegado Gabriel Silva formou dupla com Barboza na defesa central. No ataque, um trio ofensivo formado por Jeffinho, Savarino e Santi Rodríguez foi responsável por municiar Arthur Cabral. 

Em campo, o Alvinegro não conseguiu assustar e foi dominado pelo Colorado, que entendeu o contexto do jogo e passou a atacar usando os extremos. Foi assim que abriu o placar depois de Aguirre cruzar, Léo Linck soltar nos pés de Alan Patrick, que tocou para o fundo das redes. 

Publicidade

Por outro lado, o Alvinegro optou por atacar a base de lançamentos de Marlon Freitas para Jeffinho ou Arthur Cabral, que pouco tiveram efeitos e os dois atacantes pararam na defesa colorada. Além disso, também tentou jogadas pelo meio, mas não conseguiu assustar devido à boa marcação de seu rival. 

Santi Rodríguez durante a derrota do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
Santi Rodríguez durante a derrota do Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

No intervalo, Davide Ancelotti mexeu e suas substituições não funcionaram. As entradas de Chris Ramos e Ponte deixaram a equipe ainda pior e, em um erro de posicionamento, Vitinho aproveitou a desatenção da dupla de zaga para marcar o segundo e dar números finais à partida. 

O Internacional controlou bem o restante da partida, ainda poderia ter deixado o placar ainda maior, mas Léo Linck fez boas intervenções para evitar que ele fosse mais elástico. Por outro lado, o Alvinegro poderia até ter diminuído, mas Anthoni fez uma defesa eficaz na finalização de Arthur Cabral. 

Desfalques à parte, o Botafogo fez uma atuação abaixo do time que tem e poderia ter feito mais dentro do jogo. Há três semanas, esse mesmo time, bastante desfalcado, visitou Porto Alegre, foi valente e poderia muito bem ter vencido o Grêmio em uma atuação heroica se não fosse um pênalti controverso e a trave no fim. As ausências fazem, sim, diferença, mas um time que disputa as primeiras colocações do Brasileirão precisa saber encarar as dificuldades de cada partida. 

Além disso, o Alvinegro precisa encontrar consistência em suas atuações para ter resultados melhores e mostrar poder de reação quando sai atrás do placar.  A equipe de Davide Ancelotti venceu apenas uma partida de virada, quando bateu o Juventude por 3 a 1.

Com o resultado, o Botafogo continua no G-4 do Campeonato Brasileiro até a volta da Data Fifa por conta da derrota do Mirassol para o Corinthians.  O Alvinegro terá 11 dias de descanso até enfrentar o Flamengo no próximo dia 15.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo