Tática ENM

Análise: Felipão e espírito copeiro do Grêmio, existe junção melhor?

Autor do gol da vitória, Léo Pereira foi vital para o triunfo gremista.

O treinador acumula incríveis 85% de aproveitamento em confrontos eliminatórios pelo Imortal.

Após 9 jogos sem vencer, finalmente um resultado positivo para o Imortal. O Grêmio bateu a LDU, em Quito, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul Americana. O confronto terminou 1×0 para a equipe brasileira. O espírito copeiro do Grêmio apenas se potencializa com a chegada do treinador. Confira como foi o jogo no vídeo abaixo e opine!

Um jogo que lembra muito o estereótipo do estilo de jogo de Luís Felipe Scolari, com ênfase em estereótipo. O Grêmio se defendeu praticamente pelos 90 minutos e tentou contra-atacar. As equipes comandadas pelo pentacampeão mundial têm o estigma de serem defensivas, e indubitavelmente o Tricolor Gaúcho apresentou esta característica na partida em questão. Foram apenas 3 chutes durante todo o jogo.

No entanto, a proposta defensiva do Grêmio neste jogo específico precisa ser contextualizada. Felipão, recém-contratado, teve pouquíssimo tempo para treinar a equipe e de fato externalizar e maturar suas ideias de jogo, além disso, méritos para ele que mesmo diante vários desfalques, bem como, tendo que enfrentar a altitude, conseguiu fazer com que o Grêmio fosse uma equipe extremamente competitiva.

Duas palavras podem definir o que foi este jogo do Imortal: Consciência Tática. A aplicação tática da equipe gaúcha foi algo impressionante. O Tricolor marcou muito bem, por vezes a partir de uma linha de 5 atrás, por vezes uma linha de 6. Sob essa perspectiva, os extremos ajudaram em demasia na marcação, auxiliaram os laterais e conferiram igualdade e até superioridade numérica pelo lado do campo, no momento sem bola. Os laterais, por sua vez, afunilavam e acabavam por atuar ajudando os zagueiros nas marcações.

Já por outro lado, ao que tange o aspecto ofensivo da equipe, este foi um tanto, quanto precário. O Imortal tinha uma clara proposta de se defender e aproveitar os contra-ataques, porém a proposta se reduziu à primeira premissa. Salvo raras exceções, a equipe brasileira assustou a LDU a partir de transições ofensivas rápidas, como foi o caso do gol.

O desempenho não foi dos melhores, mas no momento pouco importa, a vitória é fundamental para alavancar o aspecto anímico da equipe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo