Flamengo

Análise: Flamengo joga bem contra o Velez, mas ignorar os problemas defensivos pode custar caro

Rogério Ceni, treinador do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)
Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

O Flamengo conquistou uma importante vitória na noite de terça-feira ao bater o Vélez Sarsfield de virada por 3 a 2 na estreia da Copa Libertadores 2021. O triunfo rubro-negro nota-se importante pela tradição rival argentino, que não vive grande fase em sua história, mas ofereceu resistência dentro de campo para o objetivo do time de Rogério Ceni.

Confira as últimas notícias sobre o Flamengo no Esporte News Mundo!

A vitória veio através da produção do setor ofensivo, com destaque para grandes atuações de Gerson e Arrascaeta. Expoentes no futebol sul-americano, os dois mais uma vez apareceram para resolver a vida do Rubro-Negro e mostraram que merecem o status de estrela que possuem no clube e que são fundamentais para os planos do Flamengo.

No entanto, o Flamengo novamente apresentou velhos problemas dentro de campo. O calvário do sistema defensivo voltou a pertubar o treinador Rogério Ceni, que mesmo promovendo a entrada de Gustavo Henrique no lugar do suspenso Rodrigo Caio, sofreu novamente com falhas individuais, especialmente no jogo aéreo.

Se inscreva no canal do Esporte News Mundo no Youtube!

Um fator preocupante que não pode passar em branco aconteceu durante a coletiva de imprensa após a partida entre Flamengo e Vélez Sarsfield. Questionado sobre mais um problema no setor, o treinador Rogério Ceni optou por se esquivar e não comentar sobre o assunto. Segundo ele, é preciso enaltecer os pontos positivos da equipe ao invés martelar nos erros. Algo que é preocupante. Ignorar os problemas não vão resolve-los.

É necessário entender que o Flamengo teve problemas de profundidade com seus erros defensivos, que se arrastam praticamente desde a chegada de Ceni ao clube. Sem Rodrigo Caio, a zaga ficou frágil. Arão foi improvisado no setor, o sistema engrenou e o Rubro-Negro foi Campeão Brasileiro. Diego, de primeiro volante, ajudou na evolução da transição do primeiro terço. Mas isso parece estar com seus dias contados.

Todo torcedor do Flamengo tem conhecimento que o grande problema da equipe é a bola aérea, alvo fácil para os adversários que querem balanças as redes de Diego Alves. O segundo gol do Vélez Sarsfield ilustra bem a situação: Gustavo Henrique, de 1,96m, perde uma dividida no alto relativamente fácil para um jogador de 30cm menor do que ele. O conjunto, mal posicionado, vira alvo fácil e Lucas Janson, sozinho, marca o segundo gol.

Na coletiva, Ceni deu o braço a torcer, reconheceu os problemas em certo modo e afirmou que sua prioridade é ajustar a defesa para estancar a sangria de tantos gols sofridos. E o Flamengo realmente precisa corrigir esse problema. Corrigir, não ignorar. Corrigir, não fingir que está tudo bem. Afinal, os objetivos do clube e as expectativas do torcedor são grandes demais para serem destruídos por erros que perduram há meses.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo