Flamengo

Análise: Flamengo pouco efetivo no ataque e exposto na defesa consegue gol importante no final

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

O Flamengo perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1, em partida válida pela ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil, na noite de ontem, quarta (22). O resultado poderia ter sido pior; apesar de ter mais a bola, o time pecou na criação e deu espaço para o contra-ataque em vários momentos – inclusive nos lances que originaram os gols do Galo. Apesar disso, o gol marcado por Lázaro, aos 35 minutos do segundo tempo, deu o respiro que o time necessitava.

                 

O roteiro do primeiro tempo se desenrolou como o restante da partida: o Flamengo tentando controlar o jogo, com mais posse de bola. Entretanto, o ímpeto do Rubro-Negro, que chegou a ter 67 de posse de bola nos 10 primeiros minutos, foi interrompido com o belo gol de Hulk, aos sete minutos, em saída ruim de Diego Alves e erro na recomposição de Filipe Luís. No restante da primeira etapa, o Flamengo continuou tendo mais a bola, mas sem efetividade. A maior parte das chances surgia de chutes de longe e cruzamentos. Por sinal, o time de Dorival Júnior cruzou 29 vezes nos 90 minutos, quase uma média de um cruzamento a cada três minutos.

+ Recuperado de lesão, Santos volta a ser opção no Flamengo depois de quase dois meses

+ Paulo Sousa se despede do Flamengo e desabafa: ‘Existem coisas e pessoas que não controlamos’

Uma atuação apagada dos três homens da frente – Gabriel Barbosa, Arrascaeta e Éverton Ribeiro – corroborou para a falta de criatividade no setor ofensivo. Condição essa que também se deve à boa partida do sistema defensivo atleticano. E além da baixa efetividade na frente, o time ainda ficou exposto aos contra-ataques do Atlético-MG. Essa foi a tônica do segundo tempo; a transição defensiva do time não funcionou e o Galo ampliou em outro contra-ataque, conduzido por Hulk e que acabou na cabeça de Ademir. Além de outras boas chances do clube mineiro – Diego Alves fez duas defesas e evitou um placar ainda maior.

As entradas de Lázaro e Rodinei mudaram o rumo da partida. Isso porque o contestado lateral-direito fez o cruzamento que deu uma sobrevida ao Flamengo, aos 35 minutos do segundo tempo. Ele encontrou Lázaro pela esquerda, que marcou o gol para descontar o placar. O Rubro-Negro ainda tentou impor um ritmo ao final da partida e chegou perto de conseguir o segundo gol, também com cruzamento de Rodinei e colaboração do Pedro, mas o chute de Ayrton Lucas, já nos acréscimos, foi errado e saiu para fora.

Dorival Júnior ainda terá muito trabalho para dar uma cara consistente ao time. O Flamengo teve mais a posse e foi combativo para poder mante-la, mas a criação ineficiente e a recomposição defensiva precisam ser melhorados. Entretanto, nem tudo é terra arrasada. O Rubro-Negro tentou se impor diante de um adversário difícil no Mineirão e conseguiu sair com um resultado reversível. A ver como estará o time daqui a três semanas, quando os clubes voltam a se enfrentar no Maracanã.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo