Goiás

Análise: Invicto jogando em casa pelo Brasileiro, Goiás tem ‘cara nova’ com Jair Ventura

Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás

Mesmo com grandes times pelo caminho, até aqui, o Goiás segue invicto jogando no Serrinha pelo Campeonato Brasileiro. Da chegada do novo treinador até aqui, foram dois empates contra Palmeiras e Atlético-MG, e a mais recente vitória contra o Santos. Além do fator torcida, as decisões e a “cara nova” que Jair Ventura deu ao time, são parte fundamental nesses resultados positivos.

Jogando sem a bola no pé, com proposta defensiva e buscando o contra-ataque na velocidade, principalmente com o Apodi pela direita, o Goiás parece ter se encontrado. O esquema de jogo definido por Jair Ventura tem surtido efeito e no último domingo, contra o Santos, o Esmeraldino fez sua melhor e mais consistente partida.

+ Goiás conquista primeira vitória em casa no Brasileirão

Com o gol marcado cedo, aos dezoito minutos, o Goiás pôde escolher qual postura adotar e se fechou com uma linha de cinco no meio de campo, e outra linha de quatro na defesa, que se fundiam quando a bola chegava próxima da grande área. Se quisesse balançar as redes, o Santos precisava ser criativo.

Na volta pro segundo tempo, Jair Ventura destaca que o adversário jogou no meio de semana e que o Goiás poderia ser mais ofensivo, já que a semana cheia favorecia ao Esmeraldino, que chegou pra partida descansado. Mais ofensivo no início, o Goiás criou boas chances mas logo voltou a adotar a postura defensiva e conduziu o Peixe assim até os últimos minutos.

+ Atuações: Apodi se destaca e Tadeu fecha o gol; veja as notas

O final do jogo lembrou bastante a partida contra o Palmeiras, já que foi nesse período que o Santos criou suas melhores chances, conseguindo quebrar a defesa do Goiás. A equipe da Vila chegou a marcar, mas estava impedido. Esse, talvez, seja um ponto de correção que Jair Ventura deve ficar atento: os minutos finais.

De todo modo, um time que saiu de oito jogos sem vencer para duas vitórias seguidas sem levar gol, mostra evolução e grande parte disso pode ser associado a definição clara de esquema tático em campo. O Venturismo chegou de vez no Goiás e agora é ficar atento para as próximas partidas, para ver como o time se comporta e se adapta ao jogo proposto pelo adversário.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo