Fortaleza

Análise: Lucas Crispim se reinventa em nova posição e vira um dos pilares do Fortaleza

foto: Leonardo Moreira/Fortaleza EC

São várias as razões que explicam a grande campanha e temporada do Fortaleza em 2021. Uma delas, sem dúvidas, é Lucas Crispim. Uma das primeiras contratações do ano, o meia de 27 anos se reinventou em uma posição completamente fora do habitual para um jogador das suas características e se tornou indispensável no sistema de Juan Pablo Vojvoda.

Meia de origem, Crispim como uma aposta no Leão após se destacar no Guarani na última temporada. Com Enderson Moreira, no início do ano, o jogador teve pouquíssimas chances, deixado de lado e sem nem entrar durante a maioria das partidas. Porém, com a chegada de Vojvoda, ganhou oportunidades, mas em uma posição inusitada: como ala-esquerdo.

+ LEIA MAIS | Fortaleza faz nova proposta por lateral Ivan Torres, do Olímpia, afirma rádio paraguaia

Sendo um atleta de ótima organização e passe, além de boa chegada na área para finalizar, Crispim cresceu bastante na função, se destacando pela sua vontade no momento ofensivo e defensivo. Com isso, tem sido um dos jogadores com mais participações para gol na temporada do Fortaleza. Até o momento, foram cinco gols e oito assistências – primeiro do time, ao lado de Yago Pikachu, o outro ponta do time – em 31 partidas.

A forma como se movimenta na atual posição é um dos pontos altos do rendimento do camisa 10 tricolor durante as partidas. Em muitos momentos, Crispim aparece por dentro, como uma espécie de elemento surpresa, puxando seu marcador e criando espaços. Além disso, também se destaca com seus passes puxando da ponta para dentro e buscando um dos homens de frente em desmarque nas costas da defesa.

+ LEIA MAIS | Juventude consulta e tenta o empréstimo de Juan Quintero, do Fortaleza

Porém, a dependência gigante em Crispim pode ser um problema mais a frente, já que disputou 13 das 16 partidas da equipe no Campeonato Brasileiro, e nos três jogos que não participou, por lesão, o Leão venceu um (Sport) e empatou dois (Atlético-GO e Fluminense), perdendo quatro pontos e com um rendimento abaixo do esperado.

Sabendo disso e vendo que os substitutos diretos para a posição, Carlinhos e Luiz Henrique, não vem rendendo, a diretoria segue na busca por um jogador que faça boa sombra a Lucas Crispim na posição de ala-esquerdo, para evitar a queda de rendimento brusca sentida nos jogos que o camisa 10 esteve fora.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo